quinta-feira, 30 de julho de 2009

Diferentes tipos de texto...

A matéria jornalística

Não confudam matéria jornalística com reportagem. A primeira é designada para abastecer as páginas de um veículo impresso (jornal, revista e internet). Já a segunda, utilizamos quando trata-se de algo produzido para um veículo televisivo ou radiofônico.
Conteúdo suscinto, objetivo e imparcial. Essas são as expectativas que ambas denominações citadas acima, devem atender.
Adjetivos e provérbios não são recomendados nestes casos. A opinião do jornalista jamais deve ser evidenciada. É como relatar um fato (com opinões diferenciadas sobre o assunto, estatísticas e dados concretos) com requintes de detalhes, porém, isento do julgamento do autor.
Nenhum texto é 100% imparcial. Isso é impossível!
O tema é direcionado, de acordo com as convicções de quem o escreve, como por exemplo:

Se o jornalista for a favor da eutanásia, utilizará como manchete:
- Eutanásia é o fim do sofrimento

Se o jornalista for contra a eutanásia, utilizará como manchete:
- Crimes são cometidos com a eutánasia

Perceba a opinião expressa porém, de uma forma bem sutil. O texto jornalístico informa, cabe ao leitor o julgamento final.

A crônica

Nesse estilo de texto, nem sempre há um compromisso com a verdade.
Criamos personagens (fictícios ou reais), contamos um fato (geralmente relacionados com o cotidiano, que pode ser verídico ou não), utilizamos apelos emocionais para dar ritmo e entreter o público leitor.
A leveza da crônica consiste na construção de parágrafos narrativos, breves, triviais e carregados de humor.
Na minha opinião os melhores cronistas da atualidade são Ivan Angelo e Walcyr Carrasco. Ambos, publicam textos na revista Veja São Paulo.

O artigo

Talvez seja o texto mais fácil de escrever, pois, não requer muitas técnicas.
Geralmente os blogs são construídos a partir desse formato. É basicamente o que o autor decide comunicar, e muitos o fazem em primeira pessoa do singular.
É comum o artigo ser composto de apenas uma idéia central, que vem identificada logo no primeiro parágrafo. Nos seguintes, há a defesa, argumentações e fatos dispostos em ordem cronológica.
A grande sacada é provar (através de suas explicações) tudo que defendeu ao longos dos parágrafos.
Empregar a técnica da pirâmide invertida do texto jornalístico é interessante para prender a atenção do leitor. Seu texto tem que ser atrativo logo nas primeiras linhas, garantindo assim com que seja lido até o fim.
Preste atenção para não deixar sequências soltas. Amarre as idéias.

A Descrição

A descrição é uma linguagem muito utilizada em livros (ficção, romances, novelas, contos, entre outros).
É citar os aspectos mais relevantes dos personagens da trama, cenário, paisagem, objetos, etc. Serve para dar ênfase e destaque ou ainda trazer entendimento para o leitor de forma que ele imagine o que está sendo contado.

A Narrativa

Narrar é como contar uma história. Você pode ser personagem presente (em primeira pessoa do singular) ou ser o narrador observador (que não participa dos fatos).
O que caracteriza realmente uma narração, é o fato (enredo) e o personagem (s), ambos caminhando juntos ao longo dos parágrafos.

A Dissertação

Defender uma idéia, um ponto de vista, analisar, discutir esse é o objetivo da dissertação.
Logo nas primeiras linhas, já é possível perceber qual será o tema e o argumento central.
É um texto rico em dados, exemplos e geralmente é finalizado com uma conclusão bem formulada sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante as definições que você traz neste texto, principalmente no exemplo sobre o texto 100% imparcial. Os exemplos são ótimos. Lembro que na faculdade tive um trabalho em que abordava algo assim dizendo que, na verdade, vendemos a idéia da imparcialidade e neutralidade, o que não significa que sejamos 100% assim na transmissão da noticia.

    ResponderExcluir