quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ser feliz é uma escolha...

Questiono bastante sobre o conceito 'felicidade'. Para a maioria das pessoas a felicidade está atrelada ao sucesso, ao dinheiro, à fama, beleza e todas as formas de conquistas.
Vivemos num mundo extremamente capitalista, o valor do ser humano é proporcional ao que ele possui. Quanto mais ele acumula, mais precioso se torna.
A mídia pode ser considerada grande vilã nessa história. Ela vende um modelo, um estereotipo de beleza, um padrão, quase inalcançável para a maioria dos mortais. Sim, porque o mundo real é feito de pessoas 'comuns'.
Na ânsia de tentar se aproximar de algo pré estabelecido, de conquistar muitas vezes o que está acima do que nossa capacidade permite, é que surge a depressão, fruto da decepção e do desgosto pela vida.
A depressão só foi reconhecida como doença a partir do século 20. Antes disso era banalizada e intitulada como 'doença de rico'.
Mas, voltando ao tema deste artigo, se não começo a divagar (uma idéia sempre vem acompanhada de outras tantas boas idéias), a felicidade é um estado de espírito, é uma questão de ponto de vista, de escolhas, não há uma fórmula pronta, para atingir tal sentimento.
Para um doente em fase terminal, a felicidade pode ser a cura ou o descanso. Para o filho que não vê os pais há anos, a felicidade pode ser o reencontro. Para uma mulher estéril, a felicidade é ter um bebê em seus braços. Para a família que mora de aluguel, a felicidade pode ser uma casa própria. Para o pai de família que está desempregado, a felicidade pode ser um trabalho que lhe dê dignidade.
Enfim, penso eu que a felicidade tem uma certa ligação com sonho. Quando realizamos algo que desejamos, a felicidade invade nossa vida.
Mas, podemos ser felizes se assim o decidirmos.
Quem se conhece verdadeiramente, quem não fere seus princípios e escolhas, quem consegue ver nos pequenos gestos e nas pequenas ações, a alegria que é viver...é feliz!
Penso que a vida é feita de momentos felizes, pois, a felicidade não é constante.
Feliz daquele que procura ser feliz, mesmo que a vida as vezes seja tão dura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário