segunda-feira, 27 de julho de 2009

Você sabe o que é sustentabilidade?

O termo ‘sustentabilidade’ está em voga. A preocupação constante com o meio ambiente e o futuro do planeta terra, fez com que essa palavra se incorporasse ao nosso cotidiano. O desenvolvimento sustentável, surgiu no final do século XX para atender a necessidade de equilibrar os recursos ecológicos mundiais.
Existem várias vertentes relacionadas ao tema (que é amplo e um pouco complexo).

O que é desenvolvimento sustentável?
É se desenvolver economicamente, sem comprometer e esgotar os recursos naturais, ou seja, a prioridade é aliar crescimento com conservação ambiental. Essa preocupação criou uma mobilização mundial em torno do assunto, imprescindível para a sobrevivência das futuras gerações.

E como isso funciona?
A reutilização de materiais reciclados pelas indústrias é uma forma de desenvolvimento sustentável, pois, reduz o uso de matérias-primas.

O que é consumo sustentável?
A reciclagem que você faz em casa (separando papéis, vidros, plásticos e metais), o fato de fechar a torneira ao escovar os dentes ou o chuveiro para se ensaboar, armazenar água da chuva para lavar um quintal, todas essas e outras ações, fazem parte do conceito de consumo sustentável.
Trata-se de um processo de conscientização da população, uma mudança no estilo de vida, em prol da preservação do meio ambiente.

O que é uma marca sustentável?
A Natura pode ser considerada uma marca sustentável. Sua principal filosofia é produzir a partir, do uso sustentável, da biodiversidade botânica brasileira.
A implantação da reutilização de refis (que utilizam 30% a menos de matéria-prima), substituição da gordura animal pela gordura vegetal, do óleo mineral para o óleo vegetal, coletar através das consultoras, embalagens descartadas e encaminhá-las para cooperativas de reciclagem (em 2007 foram recolhidos 90 toneladas de resíduos) além, de financiar um projeto de reflorestamento, são ações de uma empresa que cumpre seu papel na responsabilidade social e contribui para a preservação do ec0ssistema (fonte:acv.ibict.br).

O que é uma escola sustentável?
Os alunos recebem um aprendizado prático sobre sustentabilidade. Desenvolvem por meio de projetos, pensamentos críticos, resoluções de problemas, tomada de decisões, análise, aprendizado, cooperativismo, liderança, enfim, ensinamentos que mostrem a importância da natureza para a criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos. A escola fornece ferramentas para a construção de um futuro sustentável, onde o principal objetivo é ensinar a produzir.
Descobrem a natureza através da ciência, matemática, literatura, arte e ciências sociais (fonte: www.ecocentro.org).

Todo cidadão pode contribuir para o planeta terra se tornar sustentável. A reciclagem de resíduos é uma solução criativa e não requer nenhum investimento. Veja quais materiais podem ser coletados:

- Papel
Embalagens, papelão, jornais e revistas, folhas de cadernos, fotocópias (xerox), envelopes e rascunhos, listas telefônicas, impressos (panfletos, notas fiscais, cartas), papéis de escritório, sacos de papel e embalagens longa vida.
Observação: Rasgue os papéis ao invés de amassá-los.

- Vidro
Potes em geral, copos, garrafas, embalagens de remédio.
Observação: Neste caso os cacos podem ser reciclados também, desde que armazenados com cuidado para evitar acidentes nos postos de coleta.

- Plástico
Embalagens de alimentos, bebidas, limpeza e beleza, tampas, potes, copos, canos e tubos, peças de brinquedos e sacos em geral.

- Metal
Latas de alumínio e aço, torneiras, canos, panelas sem cabo, tampas, embalagens descartáveis e pilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário