quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gripe suína...pânico mundial!

O assunto já se tornou maçante. Todos os dias os noticiários revelam novas vítimas da gripe suína, ou Influenza A (H1N1). Confesso que começo a ficar preocupada, ou melhor, apavorada!
A transmissão agora é 'sustentada', ou seja, o vírus circula livremente pelo país, e não se sabe mais sua origem. Sim, porque a princípio o México foi pioneiro em desenvolver casos da doença. Os primeiros infectados aqui no Brasil, foram pessoas que tiveram contato com alguns países estrangeiros ou com viajantes que do exterior retornavam.
Agora a situação se agravou de tal forma, que a contaminação pode acontecer pela transmissão no ar.
A população já se habitou a ouvir a palavra pandemia. Fiquei curiosa e fui saber o real significado no dicionário Aurélio e eis que minha perplexidade aumentou (surto de uma doença com distribuição geográfica muito alargada).
É bem verdade que a gripe suína tem taxas de mortalidade iguais ou um pouco maiores do que a da gripe considerada 'comum', mas, o que assusta é que o Influenza A (H1N1) pode afetar diretamente os pulmões e se transformar num quadro grave de pneumonia. Se não tratado logo nos primeiros sintomas, o paciente pode ir a óbito rapidamente.

Porque a gripe se chama suína?

É um pouco confuso responder essa questão pois, já li diversas hipóteses, entre elas cito as respostas mais comuns:

- Houve uma mutação da gripe presente nos porcos com o vírus da gripe humana, que resultou na pandemia de gripe suína.
- Ou ainda que a transmissão ocorreu, por meio de pessoas que tiveram contato com porcos mais precisamente os criadores.
- Já a Folha Online, em matéria publicada dia 14 de julho, declara que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a localidade de origem do vírus.

De qualquer forma, não há relação do vírus com o consumo de carne suína, pois, esta passa por um processo de cozimento que destrói qualquer tipo de vírus e bactéria.

Os sintomas

Embora parecidos com a da gripe comum, porém mais intensos são eles:

- Febre alta (a febre já se inicia a 39º)
- Dor de cabeça (intensa)
- Calafrios (frequentes)
- Cansaço (extremo)
- Dor de garganta (leve)
- Tosse (seca e contínua)
- Muco (pouco comum)
- Dores musculares e nas articulações (intensas)
- Ardor nos olhos e narinas (intensos)
- Náusea, vômito e diarréia

Portanto, vamos ficar atentos. Se aparecer alguns desses sintomas, procurem um posto de saúde mais próximo. Se tratado a tempo, a gripe suína não representa riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário