sexta-feira, 10 de julho de 2009

Blog - ferramenta ou arma?


Já faz algum tempo que o blog deixou de ser um diário cyber, uma página de registros pessoais, muito mais do que isso, tornou-se uma importante ferramenta social.
Com a proibição da livre atuação da imprensa no Irã, ferindo a liberdade de expressão, o país agora passa a ser conhecido como "paraíso do jornalismo cidadão".
É através e graças aos "blogueiros", que o mundo está tendo acesso ao que ocorre por lá (existe atualmente 60 mil blogs ativos). A própria comunidade se encarrega de propagar as notícias (via internet, celular, entre outros meios). Embora às informações muitas vezes não sejam 100% confiáveis, essa foi a alternativa que encontraram, de "driblar" o regime iraniano.
Essa opção no momento, está sendo viável porém, é preocupante os "danos" que isso futuramente pode causar.
É impressionante como a mídia tem o poder de alavancar e ao mesmo tempo, destruir uma imagem. Como é o caso do Rei do Pop Michael Jackson, falecido no dia 25 de junho, que teve sua vida devastada pela imprensa. Mesmo após, sua morte é impressionante as contradições veiculadas sobre o astro.
Parece que estamos em vias de perder a qualidade do verdadeiro jornalismo, aquele que é apurado, investigado antes de ser publicado. Ávidos por destaque e na ânsia de ser o primeiro a noticiar um fato, os veículos de comunicação se engalfinham cada vez mais e ao meu ver perdem o sentido humanitário que deveria ser prioridade.
Portanto, atenção blogueiros! Não podemos culpar apenas às mídias, a responsabilidade também é nossa!

2 comentários:

  1. Sim, assim como jornais impressos, revistas, televisão e rádio os blogs jornalisticos tem essa missão de também ser éticos na transmissão de informação. Os blogs propõem uma diálogo muito dinâmico entre leitor e blogueiro diminuindo ainda mais a distância entre esses dois. E o ``boom`` desse novo meio se deu quando jornalistas que antes estavam ``presos`` a uma linha editorial se lançaram nesse empreitada para informar algo que nenhum outro estava informado como deveria.

    ResponderExcluir
  2. Marcus...o mundo da blogosfera é bem dinâmico. É possível encontrar muito material interessante!
    Como foge do padrão "jornalístico", ou seja, da suposta "isenção"...é uma ferramenta essencial tanto para o blogueiro (que reflete sobre o q escreve) qto para o leitor (q tem uma visão diferenciada do mesmo assunto).
    Bjss, FÊ

    ResponderExcluir