quarta-feira, 15 de julho de 2009

Afinal...para que serve a comunicação???

O diploma caiu, o mercado fechou e o bolso esvaziou. E agora José?

Com a polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou definido em 17 de junho de 2009, que o diploma de jornalismo não será mais obrigatório para exercício da função. Ou seja, qualquer um, independente da formação profissional, pode 'virar' jornalista e trabalhar sem nenhuma restrição, em qualquer veículo de comunicação.
É desnecessário dizer o quanto a classe ficou indignada.
Desvalorizados pelo mercado, com teto salarial baixo, sem campo de atuação e agora com um diploma digamos assim, sem validade alguma, qual seria a solução digna para esses profissionais?
Se as empresas se conscientizassem da importância da comunicação corporativa, muitas vezes tão essencial quanto um departamento comercial ou financeiro, os milhares de jornalistas que hoje se formam e não encontram campo de atuação, poderiam ser alocados para essa área.

Quem não se comunica...não deslancha no mercado

Infelizmente muitas empresas ainda não fazem de forma adequada, um planejamento estruturado de comunicação. Apesar de ser uma ferramenta básica, tem que ser bem utilizada pois, pode significar tanto o sucesso, quanto o fracasso de uma organização.
Podemos entender por "comunicação", tudo que envolve idéia, emoção, habilidade, uso de palavras, imagens, números, gráficos, enfim, todos os recursos que utilizamos para transmitir ao receptor uma mensagem ou um conhecimento.
Ou ainda, toda tentativa de compartilhar algo (independente se for uma comunicação verbal, subjetiva, visual, institucional, interna, entre outros).
A comunicação corporativa deve fazer parte da filosofia da empresa, é essa ferramenta que irá criar relações sustentáveis, e se não surtir efeito primeiramente com o público interno, dificilmente terá êxito com o externo.
Pessoas diferentes deverão ter a mesma imagem da instituição, esse é o objetivo almejado.
Conhecer seu público, o assunto que está em pauta, ter uma linguagem específica e interessante (direcionada para determinado objetivo) e um discurso coerente com a prática, são esses pontos que serão diferenciais, para posicionar a organização no mercado e estimular ações internas que ampliem a produtividade.
A boa comunicação é a base da liderança e do sucesso no mundo empresarial.


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