terça-feira, 28 de julho de 2009

Tecnologia Social...adote essa idéia!

O soro caseiro, aquela receita básica que todos sabem fazer e que não requer nenhum tipo de habilidade ou segredo, é uma solução 'sustentável' para a queda da desidratação infantil.
A multimistura à base de folhas, sementes e farelos é um importante complemento alimentar, que contribui para diminuir os índices de desnutrição.
A construção de cisternas, usada para captar e armanezar água da chuva, é responsável por abastecer parte da população do semi-árido.
Essas ações inovadoras são formas de organizar o uso de recursos disponíveis, de uma forma criativa e de baixo custo, para amenizar alguns problemas do país.
Todos esses exemplos, são chamados de Tecnologias Sociais, uma importante ferramenta de fortalecimento e inclusão social.
Com foco na qualidade de vida da população, na preservação dos recursos ambientais, no desenvolvimento humano em todas suas dimensões, esses projetos quando posto em prática, fomentam os empreendimentos solidários.
Além, de mobilizar a população para atingir determinado objetivo, as Tecnologias Sociais geram processos de aprendizado coletivo e contínuo, participação popular dos problemas locais, autonomia, mudanças de comportamento e transformação social.
Os meios de comunicação seria o canal mais apropriado para divulgar essas iniciativas e torná-las mais conhecidas pela sociedade, porém, a imprensa não faz uma cobertura qualificada desses temas.
Organizações do terceiro setor, universidades, instituições de pesquisas, fundações, empresas e governos, são estes os atores principais que acompanham, estudam a viabilidade, apóiam e auxiliam na execução e implantação dessas alternativas de combate aos problemas sociais.
Não podemos confundir projetos ou programas sociais com Tecnologia Social, essa se difere das outras pois, requer o envolvimento irrestrito da comunidade para surtir um bom resultado.

Fonte de pesquisa - Livro: Desafios da Sustentabilidade (Tecnologia Social) - Andi, Fundação Banco do Brasil, Petrobrás e Cortez Editora.

2 comentários:

  1. O mais importante de se utilizar e desenvolver mais recursos de tecnologia social é que ela é fundamental para os dias de hoje, dado o momento em que se encontra o planeta com todos os seus problemas ambientais, frutos do descaso humano, falta de responsabilidade de indústriais, consumismo exacerbado, entre outros.

    ResponderExcluir
  2. Aprendi muito com esse texto. Não tinha a menor idéia do que seriam tecnologias sociais.
    Ótima matéria.
    Parabéns!
    João

    ResponderExcluir