quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Religião, a bíblía e a filosofia...


Quanto mais me aproximo da filosofia mais me distancio de Deus e das religiões.
Se a filosofia é uma nova maneira de pensar a vida e a realidade, se é um esforço sincero e inteligente em buscar soluções para os problemas que afligem a época que vivemos, então concluo que filosofia é religião ou religião é filosofia!
A bíblia é considerada a escritura de Deus só que surgiu do esforço humano, sim foram os homens que pegaram caneta e papel e escreveram o que estavam em seu coração pois, acreditavam e ainda acreditam que a leitura do livro sagrado, trará de alguma forma, sentido para a vida, para a existência. Homens e mulheres, jovens e adultos, idosos, pais, agricultores e operários de várias profissões, todos tiveram contribuição! Não foi escrita em um único lugar mas, em diferentes países e levou mais de 1000 anos para ser concluída.

Se a filosofia é uma visão do mundo, uma concepção de vida que o homem adota para uso pessoal, e se essa escolha, interfere em nossas atitudes e no modo de ser e agir, então filosofia é religião ou religião é filosofia?
A realidade, na visão filosófica, se for percebida como má e hostil, terá sua vida influenciada por essa visão pois, a realidade é um convite permanente à reflexão. Já a religião é a visão do mundo do homem, do seu destino, segundo suas crenças.
Sendo a filosofia uma visão racional e crítica da realidade, apoiada na capacidade de pensar, então é fácil supor que a bíblia e a religião se mesclam nesse contexto.
Antes de ser escrita efetivamente, as palavras de Deus eram contadas em rodas de amigos, em celebrações de povos.

Algumas partes do antigo testamento foram escritos na Babilônia no século VI antes de Cristo, já o Novo Testamento na Síria, Ásia Menor, Grécia e Itália. E os costumes, cultura, situação econômica, social e política, desses povos, deixaram marcas que influenciaram no conteúdo, do que hoje chamamos de bíblia.
As religiões "protestantes" e "católicas" surgiram da diferença da bíblia hebraica da Palestina e da bíblia grega do Egito.
Essa que agora irei chamar de "trilogia", que é a união da filosofia, religião e bíblia, na minha concepção, estão atreladas e se unificam, nessa viagem doida que minha mente acaba de fazer.

E você o que acha disso? Acho que filosofia, por ser uma visão, é algo muito relativo.

3 comentários:

  1. Fernanda, Cumprimentos pelo inteligente site.
    Permita-se colocar uma palhinha. Repare no estilo da Bíblia: praticamente o mesmo, de ponta a ponta. Formulações dialéticas, para promover religações. Acusa a doença, e oferece o remédio. A estratégia é flagrantemente platônica. Provavelmente ela foi escrita todinha por Agostinho, para o lugar das leis daquele malvados augustos, do Império Romano. Assim em vez do Império do sabre, os romanos ampliaram o Império pelo amor.
    Aquele abraço, e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Sob esse prisma concordo com você. Estamos diante de problemas muitos sérios com os "representantes de Deus" na Terra. Da mesma forma que os políticos deitam e rolam com a grana nossa de cada dia, depois do mês de maio inclusive, as igrejas deitam e rolam com a grana dos fiéis o ano inteiro, mais de uma vez por dia. É absurda a fé na forma em que ela é cobrada e explorada. A estória de "ide e pregai o evangelho a toda a criatura na face da terra, como diz a bíblia" e que o fiel "é obrigado a dar o dízimo, pois tá na bíblia" aplicada pelos pilantras de plantão é determinante sobre a população carente de tudo e, principalmente, de cultura. As pessoas que não acreditam em Deus são exatamente aquelas que "pregam a palavra de Deus" com tanta veemência. A filosofia é sadia, mesmo porque pra entender a filosofia é preciso ter um pouco de cultura, pelo menos, além de entendimento, é claro. A questão não é acreditar ou não: trata-se de discernimento.

    ResponderExcluir
  3. ALLmirante e David Eme,

    Na verdade não vou me estender mais no tema pois, creio que religião é algo que não se discute. Cada qual com suas crenças, embora tenha meus conceitos em relação ao abuso de certos grupos religiosos, que visam realmente o lucro.
    Valeu pela participação! Super estruturado os comentários de ambos! Muito obrigada!

    ResponderExcluir