sábado, 14 de novembro de 2009

Tô de olho em você hein?


Crédito: Big Brother Brasil

E a promessa se cumpriu, assim como previa Jorge Orwell, em seu livro "1984". 
Sorria, sorria muito pois, não é impressão! Você está sendo filmado, vigiado, monitorado (via satélite, circuitos internos), rastreado 24 horas por dia! Como diria macaco Simão...buemba, buemba viva la revolúcion tecnológica!!! 
A era Big Brother está aí. Potentes câmeras, todas aprovadas pelo teste do Inmetro, espalhadas por toda parte, captam cada fragmento do seu pensamento. E a partir dessas informações, invadem sua mente numa verdadeira lavagem cerebral. Se isso é positivo ou não? Vai depender da forma como você lida com essa invasão, como toda causa tem um efeito...as vezes desastroso! Mas, não deixa de ser efeito! 
Tantos avanços tecnológicos surgiram para facilitar a vida do homem, que tem seu tempo cada vez mais escasso mas, em contrapartida estamos sendo escravizados exatamente, pelas nossas criações. Trabalhamos arduamente para consumir o que inventamos mas, não temos como desfrutá-las de forma adequada. 
Digo que quem inventou o avião foi Santos Dumont, e não tiro esse mérito dele. E o que diria o pai do 14-Bis hoje, ao saber que máquinas voadoras são adaptadas com câmeras de última geração, que conseguem captar qualquer imagem com tamanha precisão, que até a espinha na testa do indivíduo não passa em vão? 
É...micros, blaster, master, power, de última geração, que já vem com software para atualização até 2012 e antivírus! E pasmem!!! Com tecnologia 3D, que lhe dá de lambuja, um resultado completo de endoscopia, com direito a internação, na suíte do melhor hospital particular da cidade. 
Também tô chipada! Tem GPS "ni mim". Humm...pra quem não sabe, aqui vai o significado da sigla (global positioning system)...ai que chique...nem consigo traduzir! 
Praticamente cinco anos sem escrever nada, e eis que surge uma brilhante idéia de colocar um blog no ar. Comecei tímida e travada. Sim, o cérebro atrofia se não utilizado para a função ao qual foi designado, e ganho fama, cada dia mais fama e mais fama... 
Isso me faz lembrar da música “A Carta”...escrevo-te estas mal traçadas linha meu amor...espero que desculpes os meu erros, por favor... 
É a tal da Sociedade da Informação...tudo que cai na rede, é peixe!

4 comentários:

  1. Orwell foi um visionário e tanto com esse seu livro que ao mesmo tempo que denunciava um sistema totalitário e opressor também pré-anunciava o que estava por vir com o avanço da tecnologia da época. Hoje em dia, graças aos reality shows, se tornou diversão observar a vida alheia, agora de uma forma mais consciente e permitida do que antes. Não que no passado não houvesse isso, afinal, com câmeras fotográficas cada vez mais poderosas no seu alcance pode-se cada detalhe intimo da celebridade a ser perseguida. Hoje, famosos, por exemplo, aceitam ter suas vidas observadas 24 horas por dia com a finalidade de, participando de um jogo de intrigas e resistência, ganhar um prêmio em dinheiro.

    Infelizmente, essas invenções aos quais inventamos e automaticamente nos subtmetemos a elas, estão diminuindo cada vez mais nossas liberdades como individuos. No entanto, nosso pensamento é livre e podemos utilizar de espaços como blogs para expressar aquilo que queremos e precisamos que seja recebido por algum receptor.
    abcs

    ResponderExcluir
  2. é um admirável mundo novo previsto por Aldous Huxley com clones e castas vigiados full time all the time.
    Estamos chegando lá e ...

    ResponderExcluir
  3. É eu temia isso, agora terei que parar de fazer sexo no carro se não já já to no YouTube.

    Abraços e otimo texto parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Olha só, é como dizia meu avô: tudo que passa do limite, sem limite está. Então, minha cara, tecnologia demais, é demais mesmo e incomoda. Principalmente, no que se refere ao assunto em pauta. Né memo? Abraços

    ResponderExcluir