quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mulheres padronizadas...


Como mulher é até difícil, tocar numa questão tão delicada como essa. O apelo aqui não é contra a vaidade, e sim contra a futilidade!
A reportagem de Regina Casé, no último domingo no Programa Fantástico, trouxe a inspiração que faltava para escrever esse post. A diversidade está cada vez mais rara, pois, cedemos aos apelos estéticos. O resultado disso é a padronização feminina, ou seja, ou se é esguia como modelo ou estilo "gostosona como tantas mulheres frutas", que atualmente temos visto na mídia. O conceito de ser mulher, cada qual com suas particularidades, aos poucos deixa de existir.
E os jovens crescem com essas referências, mal entram na puberdade e na maturidade psicológica, e com o corpo em processo de formação, não se aceitam como são pois, seus valores já são deturpados em relação à perfeição estética da atual sociedade. Portanto, a cirurgia plástica há muito deixou de ser apenas reparadora ou para melhorar alguma parte do corpo que causa complexo, virou um verdadeiro comércio lucrativo.
Não é a toa que o Brasil já alcançou o terceiro lugar no ranking da indústria cosmética e da beleza e movimenta US$ 4 bilhões ao ano.
A banalização do setor é tamanha, que já se contemplam através de consórcios, pacientes para a realização de cirurgias. A facilidade de parcelamento de um novo seio ou abdômen, tornou-se um perigoso bem de consumo.
E com isso, para atender os padrões estéticos da atualidade, nós mulheres, perdemos um pouco também da nossa personalidade e individualidade pois, há todo momento queremos ser parecidas umas as outras. Não percebemos mas, estamos virando padronizadas, feitas sob medida.

15 comentários:

  1. Entendo seu ponto de vista e acho que sua critica é muito pertinente para os dias atuais dada a crescente banalização da estética que você aponta no texto. O pior lado disso é que se tornou um circulo vicioso no qual o sistema cria esses ``personagens fruta`` e alimenta constamente o vicio com revistas, ensaios sensuais a torto e a direita, polêmicas e por ai vai....tudo com forte apelo visual.

    No entanto, não vejo a situação como um caminho sem saída em que tudo está perdido, não, pois nem todo mundo é igual e temos muitas boas exceções por ai de mulheres que não necessariamente seguem um padrão e são em sua essência lindas naturalmente, principalmente por dentro que é o que mais importa.

    abraçossssss

    ResponderExcluir
  2. Estava vendo isso na faculdade recentmente...As mulheres ãparecem mais por mérito do físico, em detrimento ao intelectual....
    E quem não corresponde a esse padrão se dá mal

    Fazer uq neh

    ResponderExcluir
  3. Otário do homem que cai nessa cilada de procurar alguém por padrão estético. Ainda existem mulheres reais e esta minoria ter um apelo que qualquer fruta não vai ter: te fará feliz no casamento, será uma grande mãe e você a achará gostosa como nunca pois sua força está focada a ser uma mulher guerreira e verdadeira e não uma camuflagem de um padrão maluco que andam inventando...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Marcus, sobre o ser bonita por dentro, mas hoje em dia não se prioriza a essência, apenas o visual.
    Acredito que as mulheres tem que dar valor, mais ao intelecto do que ao corpo. O corpo é importante, pois ele é divino, mas como você disse, precisamos da vaidade, mas não podemos ser fúteis a ponto de cultuar o corpo e esquecermos do resto.
    Seu blog é muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fê!

    Boa reflexão esta. Me faz lembrar um pouco da chamada "indústria cultural", também. Esses padrões de comportamento, consumo e mesmo estéticos são muito mais fortes agora com a diversidade dos meios de comunicação que temos hoje ( nÃo mais a TV, embora ela ainda seja predominante no Brasil, mas também temos a internet que ajuda a difundir e consolidar com mais rapidez esses "padrões").

    E aí podemos somar tudo isso à questão de ascensão social: para muitas mulheres a única "escalada" rumo ao sucesso é ser igual à atriz, à modelo famosa, enfim, consumir produtos que TEORICAMENTE a deixariam bem próximo dos padrões estabelecidos.

    Nisso o capitalismo é brilhante. É o convencimento para a futilidade, padronizando tudo e a todos como se fôssemos mercadorias e meros consumidores.Quem não segue essas tendências, está fora, é um excluído.

    Me lembra muito a revista VEJA com suas "indicações" e "guias". Parece até um comentário "comunista/marxista", mas não tenho nenhuma simpatia por essas ideologias, apenas digo o que me parece...rs

    Ë isso. Um beijo!

    PS: Preferi comentar por aqui. Aquele DiHITT acho extremamente confuso e pouco amigável.

    ResponderExcluir
  6. Bravo! A matéria faz uma observação muito importante sobre a realidade da mulher nos dias de hoje, e deve ser referencial para quem quer crescer com resposabilidade.

    Bjs
    Isaías Carriço
    www.contosrodolforios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, com um conteúdo muito relevante. Infelizmente o arquétipo imposto às mulheres segue um padrão machista e há uma contrapartida de apoio da mídia para o que é fútil.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, da maneira à qual a sociedade do belo e também talvez por que não dizer do fútil, impoe certos critérios, em breve acabaremos todos nos tornando todos, clones de nós mesmos, uma sociedade de sósias.

    Abraços Marco

    ResponderExcluir
  9. Vivemos a era dos iguais,
    supérfluos e vazios.
    Onde mais vale o ter do que ser.

    ResponderExcluir
  10. o que mais me assusta é a perda da feminilidade que isso acarreta... bem, isso daria horas de conversa.
    =)

    fiquei envaidecido com o seu comentário
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Gian,

    Amei seu texto...de verdade! Nossa...escreve muito! Como um Deus...
    Parabénsss!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Fernanda, estamos seguindo seu blog também, agradeço por suas considerações referidas ao nosso texto.
    Estou lendo seus artigos e gostaria de deixar aqui meu comentário a este da Padronização da Beleza Feminina por acreditar nesta linha de pensamento discorriam de forma direta e clara pois esta tentativa de banalizar esta vivísel ao todos e é preciso trazer reflexões como esta e dizer a sociedade por todos os meios que beleza é uma coisa e capitalismo, consumismo é totalmente outra.
    Será que esta tem sido a razão de tantos desacerto na área de relacionamento e familiar que estamos vendo acontecer bem na nossa "cara"? Tudo é por dinheiro, por fama, por ambição, por status, onde isso tudo vai chegar? Ao meu ver, não podemos esperar melhoras pois se continuar da forma desenfreiada que está seremos meramente fruto do meio, merionetes do capitalismo.

    Abraços de seu amigo que esta te acompanhando no seu blog, Parabéns!!

    JACSON.

    ResponderExcluir
  13. Estamos ficando padronizados? Ficando?
    O pior é que a maioria das pessoas se deixa padronizar, cordeiramente.Não reage.
    Mas para rejeitar a padronização são necessárias duas coisas básicas, a retomada de uma escala digna de valores e, a partir disso,as pessoas quererem se educar, se instruir.
    Só que estudar dá trabalho, é cansativo,e o brasileiro médio tem a índole preguiçosa.
    Não têm estofo, pedigree mesmo, para extrair prazer do conhecimento e nem vislumbrar o poder que ele pode dar.
    Sou professor e evito cair no pessimismo, mas me parece estarmos fadados a isso, a essa padronização das mulheres infláveis, em todos os âmbitos.
    parabéns pelo blog, muito bem feitinho

    ResponderExcluir
  14. McCann Unravels. "Los MCcánn nó són víctimas són verdúgos"

    "ENCUBRIENDO EL MALTRATO INFANTIL ABUSOS SEXUALES Y ASESINATO en primer grado" "UN SPSICÓPATA"
    Gerry MCcann es pederásta y no le ímporta que sea niño o niña lo que les interesan a los pederastas es su infáncia. LA JUSTICIA CUMPLE SE REHABRE EL CASO . SOS: EL RESCATE, DE MADELEINE (MCCANN) LA NIÑA “INGLESA” RAPTADA EN (PORTUGAL)
    "AQUI HAY TONGO"
    Madeleine MCcann el gobierno portugues y ministro de justicia mas fiscal y el juez toman una alternativa para los "Mccann" no hay cadaver no hay juicio.El juicio de "Marta Del Castillo" no hay cadaver pero se hace justicia......................
    Madeleine MCcann En la primera anestesia la niña se despertó cuando se encontró al padre abusando de ella fue golpeada salvajemente por el propio padre al darse cuenta que no era bien recibido y volvió a ser anestesiada de hay la sangre de la niña de los golpes recibidos recordando en todo momento que estaba bajo los efectos del alcohol de hay el ataque cardíaco. Cadena perpetua para Un Pederasta y pedofilo Fueron los padres los asesinos mas torturaban a la niña. Los McCann y sus siete amigos cenaban cada noche durante sus vacaciones en Portugal, incluida aquélla en la que desapareció Madeleine, aseguraron que éstos bebían entre 10 y 12 botellas de vino, a las que precedían cervezas y cócteles durante el aperitivo mas lo que tomaban durante las comidas . kate y Gerri de profesión médicos anestesiaban a Madeleine puesto que lloraba 18 horas al día con mucha regularidad porque tenían en casa a su maltratador era ese el motivo de su llanto y se combirtio en un suplicio o martirio para el matrimonio causa del asesinato premeditado en primer grado aquí no podía haber ningún accidente por exceso de anestesia puesto que los dos son médicos .Estos asesinaron a su hija con premeditación .Los Mccann tenían deudas de tres mensualidades de su hipoteca de tres mil euros mensuales y las cuentas al rojo y se tomaron unas vacaciones veraniegas mas 40 días sin pagar nada por sentirse el director del hotel responsable de la desaparición de Madeleine total unas vacaciones a lo grande y todo a costas del asesinato premeditado en primer grado. No hay ningún retrato robot que valga basta, basta, de tanta comedia la falsa del retrato robot inventado por Remenber de Rokley portavoz del gobierno Británico y periodista que costo un millón y medio de Euros que tubieron que pagarles los Mccann por limpiar el nombre. La verdad de Madeleine MCcann pinchar en parte superior "Noticias"
    Número de Pedido: 200912004686
    Estado: Aberto
    Data: 29 Dez 09 20:48
    Assunto: [Abuse] > [Portal SAPO] > [Notícias]
    Nome: levante.111
    Email: levante.111@gmail.com
    Prioridade: Informação
    Operador
    DIRÉ PARA MI PESAR QUE BÚSCO DE ÉSTE MÚNDO LA HÓNRADEZ Y DIRÉ QUE ÉSTE COMUNICÁDO ESTÁ YÁ EN PUBLICACIÓN DE MÁS DE 1150 BLOGG DISTRIBUIDO POR LA CIUDAD DE ALGÁRVE Y PORTUAL ES DE HÓNRADEZ LO QUE ESTOY PUBLICÁNDO CON EL BLÓGG MÁS ANTÍGUOS QUE HOS MANDÉ EN SU TIEMPO MUCHAS GENTES SE QUEDARÓN EN PÁRO EN ALGARVE Y PERDIDAS DE TURÍSMOS POR CÚLPA DE LOS MCCANNES ARROGÁNTES PREPOTENTES GENTÚZAS SÍN ESCRÚPULOS AMBICÍOSOS PEDERÁSTA Y ASESÍNO CASO MADELEINE MCCÁNN...SÍ MADELEINE MCCANN ESTÁ VIVA PERO EN NUESTROS CORAZÓNES.PORTUGÁL TERRA DE TRABALLADORES Y EMIGRÁNTES QUE SÓN LOS QUE LA HÁN LEVÁNTADO.Cuando se descubra la verdad se recuperara el turismo y la alegria de algarve recuperacion de empleos y la normalidad con el mundo.Está la reputación de portugal en jaque. "El último gríto de Madeléine MCcánn"
    En vez de misterio tuvo mas de circo y todo para tapar un asesinato que un niño no lo pasaria
    desapercibido lo demas de risa por no llorar
    Los MCcánn sabén esta publicación.

    gracias por el buen recibimiento al creador/a de este magnifico blog y a sus visitantes que tengan un gran año llenos de abundáncias

    ResponderExcluir
  15. Gosto desse tipo de tema. Eu tava pesquisando sobre a teoria das mulheres padronizadas que foi mencionado no ultimo dia 19/10/2012 no program afim de expediente no canal CBN de rádio. Me deparei com o teu blog com esse texto. Parabéns!

    ResponderExcluir