segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Partido Verde convoca: Mulheres!!!



Partido Verde desenvolve o projeto "Mulheres Verdes no Poder", que tem por objetivo aumentar nossa representatividade, nas posições de comando na política, e diminuir a desigualdade social em nosso país.
De acordo com estudo do Professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, existe uma relação da baixa participação da mulher na política, com o grau de pobreza de um país.
Atuando ao lado dos homens na igualdade de condições ocorrerá a ampliação, não apenas em cargos executivos mas, em Assembléias Legislativas, Congressos, Prefeituras, Câmaras Municipais, Secretarias e Coordenadorias Regionais.
Lei de políticas de cotas implantada, em 1996, não está sendo cumprida. Prevê que cada partido ou coligação, deve reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% à candidatos de cada sexo (3º do art. 10 da Lei 9.504/97).
Mulheres representam 51,2% da população nacional e o Brasil ocupa o 146º no ranking de participação feminina nos parlamentos, em 192 países do mundo.
Acúmulo de várias tarefas como trabalho, estudo, casa e família são fatores que impedem a inserção das mulheres na política. Projeto do PV visa ainda o aumento de índigenas e negras nas instâncias de poder.
O direito ao voto e o pleito a candidatura feminina, só ocorreu em 24 de fevereiro de 1932.
Uma das metas que a ONU estabeleceu no ano de 2000, nos "Oito Objetivos do Milênio", foi promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, que deverá ocorrer até 2015 entre os países signatários.

5 comentários:

  1. Muito bom, existem mulheres muito ocmpetentes em nosso país.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Alô!Jornalista,

    O assunto é muito pertinente e merece todo o respeito.Não precisamos ír muito longe, mas a cada dia, as mulheres ganham mais espaço e destaque na sociedade. Mais do que merecido.
    É uma causa justas.
    Conte comigo
    Isaías
    www.contosrodolforios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom isso! A sensibilidade feminina aliada à competência então... ninguém segura!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Salve Fernanda!
    Achei sensacional essa proposta do PV.
    É indispensável a presença de mulheres com consciência ambiental no poder.
    Abraços,
    Bruno Rezende.
    www.colunazero.com.br

    ResponderExcluir
  5. É inevitável ler esse post e não lembrar de que recentemente tivemos a petista Marta Suplicy como prefeita de SP e que tanto Marisa Silva e Michelle Obama, ambas primeiras damas de seus respectivos paises, tem ganhado cada vez mais destaques como figuras politicas. É claro que há outros exemplos, como Marina Silva e Soninha, mas cada vez se torna evidente o fato sempre presente de que a igualdade entre sexos deveria ocorrer de forma natural em nossa sociedade machista e segregacionista.

    ResponderExcluir