domingo, 15 de novembro de 2009

Qual importância do estágio na formação de um profissional?


Espero sinceramente que com a nova "Lei de Estágio" as empresas se conscientizem da importância do papel que desempenham, no processo de formação do futuro profissional.
De acordo com o pai dos burros, mais conhecido como dicionário, a palavra estágio significa: "período durante o qual uma pessoa ou um grupo exerce uma atividade temporária, com vista à sua formação ou aperfeiçoamento profissional".
As empresas contratam estagiários para serviços digamos, quase braçais ou seja, mão de obra barata. Sem vínculos empregatícios, diga-se de passagem, contratar alguém via CLT é quase inviável para empresas de pequeno e talvez até médio porte, devido ao alto custo de encargos trabalhistas mas, enfim, os estagiários são alocados para áreas que não correspondem com suas escolhas acadêmicas. Portanto, a prática do conhecimento torna-se inviável, o que lhe resta é apenas a teoria.
Apesar da juventude ser imediatista, ou seja, não ter paciência para galgar os postos e talvez, até respeitar os níveis hierárquicos dentro de uma companhia, o que representa também um problema ao contratante que se vê obrigado a administrar isso, muitas vezes quando o aluno encontra oportunidade de atuar dentro de sua área de formação, não recebe orientação necessária para aliar teoria e prática.
Uns dos artigos da nova Lei diz que "o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além, de integrar o itinerário formativo do educando" ou ainda "é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo".
Quando o curso exige estágio obrigatório, é que a guerra se instaura. Nem sempre o mercado de trabalho oferece vagas compatíveis com o número de estudantes. Já vi muitas pessoas utilizarem a técnica de "esquentar carteira", para conseguir pegar o diploma.
É bem verdade que o "manual do estudante" dá dicas do que o profissional precisa (dois ou três idiomas, domínio de informática, etc), em termos de aptidão ou de outros conhecimentos, para exercer determinada profissão. Porém, não sei precisar isso em estatísticas mas, deduzo e estou sendo generosa, que mais de 50% dos estudantes que ingressam em uma faculdade, não atendem à todas essas exigências. Isso não é compatível com a realidade de ensino no Brasil. É quase impossível para a maioria, se enquadrar nesse "padrão".
E o que acontece? Sobram vagas de estágios pois, não existem profissionais qualificados.
É complicado!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E isso ocorre graças às falhas do ensino básico brasileiro. Muita gente chega na faculdade sem saber escrever direito. Isso é um problema gravíssimo. =/

    bjão e bom domingo
    http://furolm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fernanda!
    Independente da profissão, o estágio é muito importante para o desenvolvimento profissional e ter êxito em suas atividades.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  4. FERNANDA, OBRIGADO POR SER A SEGUIDORA Nº 100 DO NOSSO BLOG. COMO AGRADECIMENTO SE PRECISAR DE UM DESENHO GRATUITAMENTE CONTE COMIGO. FORTE ABRAÇO, TAMBÉM ESTAREI TE SEGUINDO.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda

    Vim conhecer seu blog e adorei, já está nos meus favoritos.

    Com relação ao assunto abordado acima, com certeza, muitos não preenchem os requisitos indicados pela empresa. Porém hj sabemos que as faculdades, principalmente as particulares, viraram uma indústria do diploma. Hj não importa seu rendimento e conhecimento e sim que entrou, pagou e saiu. E com isso nós é que sofremos, pq estamos expostos a cair na mão de profissionais, muitas vezes mal preparado, por falta de base. Que já vem da infância... tornando-se um ciclo vicioso. Infelizmente.

    bjs

    Joicinha

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a realidade do estágio é lamentável e a cultura que se formou em torno da figura do estagiário pior ainda. Tanto que é que existe até estereotipo para os estagiário que, como você disse, é conhecido como o ``faz tudo`` aquele dos trabalhos braçais.
    Do que adiante reclamar da má qualidade dos veiculos de comunicação e da falta de preparo desses profissionais se o nosso mercado de trabalho não trabalho de acordo e em conjunto com as universidades para dar reais oportunidades de aliar conhecimento teórico e prática no trabalho, não é mesmo?

    ResponderExcluir