sábado, 7 de novembro de 2009

Qual a fórmula do sucesso do "Profissão Repórter"?




Não sei se é só impressão mas, percebo uma nova Rede Globo surgir. Sua imagem está mais atual e podemos perceber isso, ao analisar o formato do "Profissão Repórter" e de outros programas que sofrem uma repaginação como Fantástico e Malhação.
Inovador, bem pautado, com linguagem moderna, já que é feito por jornalistas jovens o que confere um certo "ar de improviso", e causa ao público, uma identificação, quase imediata.
É como se ali, fosse permitido errar. Os repórteres correm de um lado pro outro, se mesclam entre a equipe técnica, que é dividida cada qual atrás de uma fonte, e o fato é contado de forma fragmentada porém, simultânea.
José Arbex Júnior no livro "Shownarlismo - A notícia como espetáculo" faz uma observação da capacidade que a televisão possui, de transformar ficção em realidade, e fatos da vida, como se fossem capítulos de novelas. E Profissão Repórter é isso!
A falta de edição dos blocos, cria um clima de ansiedade.Ação! É isso que transmite ao telespectador, um frio na barriga, uma expectativa do que está por vir.
É interessante ver Caco Barcellos se reunindo com a equipe para discutir a pauta, as fontes que se recusam a dar declarações, a dificuldade que o repórter encontra na execução do seu trabalho. Enfim, para os estudantes de comunicação funciona meio que como um "estágio real".
Talvez essa seja a fórmula de sucesso do programa!

E você o que acha disso? Vamos...dê seu palpite?

3 comentários:

  1. Oi Fernanda!

    Também percebo essa mudança na Globo e essa aproximação do público - coisa que é muito interessante do ponto de vista da comunicação.

    Gosto muito do "Profissão Repórter" por essa humanização do jornalismo e de dissecar a reportagem para o público.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Wander,

    Valeu pelo comentário!
    Acho que o JN deve mudar seu formato também. Em breve, em breve...
    Bjss, Fê

    ResponderExcluir
  3. O Profissão Repórter realmente é um programa inovador dentro do que a televisão brasileira normalmente se propunha. Não me lembro de nenhuma outra proposta parecida antes. Acho legal que dessa forma o programa contribui para que o público encare a nossa programa (de nos três aqui, rs) com outro olhar. O público normalmente recebe o produto ali pronto, finalizado e editado e as vezes mal sabe o que e o como da história toda.
    beijossss

    ResponderExcluir