terça-feira, 10 de novembro de 2009

Informações mega relevantes...




Para fazer jus ao nome "Pauta Jornalística" tenho quebrado um "12", atrás de novidades para alimentar as páginas desse blog. E eis que surge algo, que me chamou bastante atenção. Espero que vocês apreciem também.


Cinzeiro vira arte


Um projeto super inovador e criativo tem transformado cinzeiros em obras de arte. Artistas como Vik Muniz, Alexandre Herchcovitch, e os grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como Os Gêmeos, utilizam cinzeiros recolhidos de bares e restaurantes de São Paulo. As peças trabalhadas, viram esculturas, são vendidas e o dinheiro revertido para o (INCA) Instituto Nacional de Câncer.  
Na prateleira do boate Vegas é possível conferir uma escultura de vidro desenvolvida pela artista Ana Starling. O projeto foi idealizado por Guga Ketzer da Agência Loduca.


Já que cheguei ao site do INCA pensei? Porque não dar uma passada no portal do Governo da lei antifumo?


Embora afirmem que a lei ainda não pegou, o que para mim é uma surpresa, afinal os números demonstram o contrário, 110.197 ações já foram realizadas em todo Estado, o que resulta em 405 multas, e representa 99,6% de aceitação dos estabelecimentos.


Quem quiser informar sobre o descumprimento da lei, pode fazer a denúncia por meio do telefone 0800 771 3541 ou pelo site www.leiantifumo.sp.gov.br


"Kit-fissura" é distribuído pela Secretaria de Estado de Saúde


Composto por fibras naturais como damasco, uva passa, cravo, canela e casca crocante de laranja, o kit é entregue gratuitamente nas quatros sessões iniciais do tratamento para abandonar o vício. O objetivo é desviar a vontade de fumar e impedir que o paciente ataque produtos calóricos. O fissurinha pode ser retirado no Cratod (Centro de Referência em álcool, tabaco e outras drogas).


O Cratod fica na rua Prates, 165, no Bom Retiro, região central de São Paulo.


Fontes:
Portal INCA www.inca.gov.br
Portal www.leiantifumo.sp.gov.br

2 comentários:

  1. É muito interessante, principalmente o kit-fissura. Tenho amigos que alegam que não largam o vício porque são sem-vergonhas. Tenho dito pra eles que não é falta de vergonha, não. Deixar o vício é muito difícil. Chega a ser cruel. Eu sei como é, pois deixei o vício do cigarro em junho de 2001. O último cigarro que fumei foi marcante pra mim. Porém, foi muito difícil: demorei cerca de 06 anos anos pra deixar em definitivo. É uma barra, mas dá. Cada um tem um jeito de lutar e vencer o vício. Muitos não conseguem. Mas têm que tentar de verdade. Abraços

    ResponderExcluir
  2. David,

    É verdade! Acho que não existe uma fórmula para deixar de fumar. O kit-fissurinha serve como válvula de escape mas, entra outras questões bem mais complexas. Acho que força de vontade e convicção é algo que joga a favor...enfim...é difícil mesmo!
    Um grande abraço, Fê

    ResponderExcluir