domingo, 15 de novembro de 2009

Evento comemora "Dia da Consciência Negra"

E 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Criança


A dupla efeméride que marca o dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra e 50 anos da promulgação da Declaração Universal dos Direitos da Criança pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) - terá, no Rio de Janeiro, uma homenagem à altura de sua importância para a construção de uma sociedade mais justa.
Por meio da literatura, do cinema e da música, a terceira edição de Jongá Cantos de fé, de trabalho e de orgia vai proporcionar a oportunidade para ampliar as discussões a respeito da criança e da raça negra no Brasil.
Para a abertura do evento, que acontece na terça-feira, 17 de novembro, o jornalista Délcio Teobaldo lança o romance Pivetim, publicado por Edições SM e que aborda o cotidiano de um grupo de meninos em situação de rua, como o romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, fizera alguns anos atrás, sob o ponto de vista da criança.
A originalidade da obra do Délcio Teobaldo, que venceu o 4º Prêmio Barco a Vapor em 2008, promovido pela Fundação SM, reside na alternância de um ponto de vista mais documental e brutalista para retratar a vida na selva das cidades (com ênfase no problema da fome e da violência física e moral) e a fantasiosa ingenuidade da visão infantil. Dessa alternância, sem sentimentalismo, o autor soube retirar grande efeito expressivo, sobretudo pelo manejo da linguagem, porosa ao modo de falar dos malandros e desvalidos. 
Ao lado de Cláudia Miranda, professora da Universidade Federal Fluminense, e do jornalista e cineasta Pedro Paulo Carneiro, Délcio Teobaldo participa da mesa-redonda Saberes herdados e estratégias de inclusão da infância desassistida, às 17h30, no Teatro de Arena, na Caixa Cultural, Rio de Janeiro.

Lançamento de Pivetim no Rio de Janeiro e abertura do Jongá

Local: Teatro de Arena, na Caixa Cultural - Av. Almirante Barroso, 25 - Centro - RJ (próximo à estação Carioca do Metrô)
Data: 17 de novembro (terça-feira), às 17h30
Duração: aproximadamente 2h30 (com debate e sessão de autógrafos)
Participantes do debate: Délcio Teobaldo, Cláudia Miranda e Pedro Paulo Carneiro
Tema: Saberes herdados e estratégias de inclusão da infância desassistida
Mediação: Regina Miranda - Gerente de projetos da Caixa Cultural

Fonte: Pluricom

Um comentário:

  1. A Cultura Negra é um dos pilares da cultura brasileira, a qual é inseparável daquela. Há que se valorizar sempre, e rememorar a todo o instante de que raízes nos fizemos.

    Bjs Fernanda!!

    ResponderExcluir