sábado, 15 de agosto de 2009

Palestra do jornalista Rodrigo Vianna

Rodrigo Vianna no último dia 08, ministrou a palestra "Jornalismo - o mito da isenção". O evento foi promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.
Formado há 20 anos, pela Casper Líbero, seu currículo inclui mídias como jornal Folha de São Paulo, TV Cultura e TV Globo. Atualmente faz reportagens especiais para o "Jornal da Record" e apresenta o "Entrevista Record - Mundo".
O auditório Vladimir Herzog, na sede do Sindicato, contou com a presença de estudantes de comunicação, assessores de imprensa e jornalistas de diversos veículos.

Vianna retratou a impossibilidade dos profissionais serem totalmente isentos ao redigir uma matéria, já que o indivíduo faz parte de uma sociedade e portanto, carrega consigo um histórico pessoal que inclui crenças, ponto de vista e ideologia. Além, dos interesses econômicos, sociais e políticos, não alheios ao mundo da comunicação.
"Você trás sua história para a pauta que está fazendo. O direcionamento no texto ocorre, já na escolha das palavras" declarou o repórter.
Os participantes do evento, assistiram trechos do documentário "A Revolução não será televisionada" produzida por Kim Bartley e Donnacha O'Brian. O vídeo retrata a tentativa de golpe, ocorrida em 2002, contra Hugo Chávez.
Rodrigo Vianna esteve recentemente na Venezuela, como enviado especial, onde fez uma cobertura política do atual presidente.
Entre tantos títulos conquistados, em 2007, o jornalista foi vencedor do prêmio Vladimir Herzog na categoria "Reportagem Especial para TV".


Cursos e palestras

O Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo promove periodicamente, cursos para aperfeiçoamento dos profissionais de comunicação.
A sindicalização não é exigida para participar dessas iniciativas porém, é importante já que o órgão representa à classe, nas lutas em defesa de melhorias, tanto da profissão quanto dos profissionais.
Redação Criativa, Assessoria de Imprensa, Assessoria Política, Comunicação Interna, Jornalismo Internacional e palestras de diversos temas, estão na grade de cursos e eventos, que o sindicato oferece.

Para mais informações acesse: http://www.sjsp.org.br





4 comentários:

  1. Um iniciativa como essa não pode deixar de ser comentada. Hoje até para assistirmos alguma palestra de um profissional carimbado como o jornalista Rodrigo Vianna, temos que colocar a mão no bolso.
    No foi o que aconteceu no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, no último dia 08 de agosto.
    Além de termos a oportunidade de escutar um profissonal da magnitude do Rodrigo, também trocamos além de informações, experiências com outros profissionais de comunicação.
    Etas palestras além de enriquecer o universo profissional, nos dá a oportunidade de conhecer o pensamento do expositor, que muitas vezes, não é tão explicito no seu campo de atuação.
    Parabéns ao Sindicato e Parabéns ao Rodrigo Vianna, por esta oportunidade de conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Bacana a divulgação Fernanda. Isso ai... vamos socializar!!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite,

    Me formei há muitos anos em comunicação social pela FIAM, trabalhei poquíssimo na área. Gosatrai de saber de curos e palestras para formados e não atuantes.

    Grata

    Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Resposta ao post de Lourdes...

    Tentei entrar em sua página mas, não sei por qual motivo meu acesso não é permitido! Espero q vc entre novamente em meu blog...e leia essa resposta que postei p/ ti.
    Não sei de onde você é Lourdes. Mas, se for aqui de SP mesmo...vc pode procurar no site do Sindicato dos Jornalistas. Sempre tem novidades de cursos e palestras voltadas para jornalistas e assessores. Alguns exigem formação na área (que não é o seu problema) mas, apenas isso. Você não precisa estar especificamente atuando na área para participar.
    Acesse http://www.sjsp.org.br (do lado direito da página tem um link chamado "curso"). Lá vc encontra a grade completa.
    Boa sorte! Bjsss, Fê

    ResponderExcluir