domingo, 9 de agosto de 2009

Profissão Inusitada - Enfermeiras de Bordo

Elas são enfermeiras e têm uma profissão que, apesar de essencial, pode ser considerada comum. Exercem as mesmas funções que suas colegas de trabalho só que com uma diferença, em altitude.

Especialistas em atendimentos emergenciais, fazem resgates e remoções de pacientes através de um transporte rápido e eficiente, o helicóptero.
Enfermeiras aeroespaciais como também são conhecidas, se diferenciam principalmente pela rotina desgastante. Um vôo de meia hora ou 4 horas representam quase um dia inteiro de trabalho convencional. Cada missão é especial pois, vem acompanhado de patologias diferentes, que exige um preparo único no pré-vôo “recebemos a triagem com informações do paciente e seu estado de saúde. Baseado no diagnóstico calculamos os medicamentos e a aparelhagem que possivelmente utilizaremos durante a missão pois, as vezes o quadro do paciente se agrava” explica Michele Taberna. E complementa “o momento que antecede cada decolagem é tenso demais”.
O maior desafio é prestar um atendimento de qualidade em um local restrito. O helicóptero é adaptado com o que há de melhor em tecnologias existentes atualmente no mercado. Equipamentos compactos, materiais para o menor peso e espaço. O mesmo ocorre com a equipe durante o atendimento. O piloto ajuda a abrir o oxigênio, a enfermeira auxilia nas leituras de rotas e números de rádio, enfim, tudo deve ser coordenado e a cooperação de todos é essencial.
“Não basta ser enfermeira, tem que gostar do que faz e ter conhecimento para isso. Existe uma característica na fisiologia do organismo em solo, que é diferente em altitude” declara Raquel Aparício. E acrescenta “Às vezes o paciente sofre com essas alterações e você precisa saber, para intervir se necessário”.
Pessoas que trabalham em altitudes também sofrem os efeitos colaterais iminentes da profissão como náuseas, sensação de trepidação, perda gradativa de audição e envelhecimento precoce, pela falta adequada de oxigênio. Porém, ambas são categóricas ao afirmar que sentem verdade paixão pelo que fazem e não imaginam outra área de atuação que não essa.
“O fato de não existir rotina para mim é o diferencial e funciona como um atrativo” afirma Raquel. “Agora em relação ao paciente não tem dinheiro que pague a satisfação em salvar vidas e depois receber um agradecimento sincero por isso” complementa a enfermeira.
Michele ressalta “o fator surpresa é interessante, apesar de você prever muitas coisas que podem ocorrer. Ainda assim, cada vôo é singular, nenhum outro terá as mesmas emoções e sentimentos. Realmente não se repetem”. E justifica “em relação ao atendimento, me sinto útil quando ajudo alguém que está sentindo dor”. “O que fazer nessas horas, é o ponto mais crucial, é o momento que vai fazer a diferença entre a vida e a morte dessa pessoa” conclui Michele.

O Mercado de Trabalho

Elas se especializaram em um segmento da enfermagem que é considerado ‘elite do atendimento emergencial’. Graduadas e com um vasto conhecimento, graças aos cursos de Socorrista, Transporte Aeromédico e Resgate Aéreo, estão inseridas em um mercado constantemente em expansão porém, pouco divulgado.
Raquel conta que até o término do nível superior, nunca tinha ouvido falar dos aeromédicos. Há apenas dois anos, o órgão responsável regularizou a profissão.
Candidatos que queiram ingressar em áreas da saúde, devem estar cientes de que o estudo é contínuo, não é uma coisa fixa, hermeticamente fechada, ele é mutável e você tem que correr atrás para estar renovado constantemente.
Na aviação comercial está em discussão à necessidade de ter enfermeiras nas equipes para acompanhar os vôos internacionais. É comum um passageiro sentir mal estar, oscilações e dores musculares devido ao longo trajeto.
É perceptível o crescimento gradativo da profissão e consequentemente amplia as possibilidades na especialização da enfermagem.

Obs: Escrevi essa matéria, na época que trabalhei no Jornal Gazeta de Interlagos.

Um comentário:

  1. Uniararas
    curso de Especialização em Medicina e Enfermagem Aeroespacial.
    maiores informações (19) 3543-1440 e (19)3543-1439

    ResponderExcluir