sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Eu fui e indico - Museu do Futebol

Uma opção inteligente que une entretenimento e cultura

O esporte brasileiro mais popular, sem dúvida é o futebol. Não distingue tipo físico, classe social e tem um papel transformador em nossa sociedade, já que para 'bater uma bola' não há discriminação. Negros, elites e povos humildes se unem quando o assunto é jogar uma partida.
Mesmo para quem não é tão fã, e eu me incluo nessa categoria, vai se encantar com o Museu do Futebol.
Uma iniciativa do Governo do Estado de S. Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Prefeitura da Cidade de São Paulo) apoio e realização de empresas privadas, o espaço foi construído para dar o mesmo status, que outras formas de manifestações culturais possuem como é o caso da arte, música e literatura.

No pavilhão central estão em exposição:

- 120 camisas (todas envoltas em placas moldadas na técnica vacuum-forming) de todos os times dos estados brasileiros
- 264 flâmulas (conhecidas como bandeiras que identificam os times - desde as mais antigas e atuais)
- 5130 botões (jogos de botões artesanais produzidos com diversos tipos de matéria-prima)

Os visitantes conhecem a tradição e os principais ídolos que construíram a história do futebol, no segundo pavilhão.
Painéis de acrílico transparente, projetam imagens de 25 craques como:

- Djalma dos Santos, Bebeto, Didi, Carlos Alberto Torres, Gerson, Garrincha, Falcão, Taffarel, Ronaldo, Roberto Carlos, entre outros...

A propagação do esporte no Brasil se deu graças ao rádio.
Baias individuais permitem ao visitante, ouvir trechos dos jogos narrados por: Ary Barroso, Jorge Cury, Fiori Gigliotti, Osmar Santos, Waldir Amaral, entre outros.

Já o terceiro pavilhão reserva uma surpresa ao torcedor. Telões mostram a exaltação da torcida. Graças aos recursos de áudio, a sensação ao ouvir o grito de guerra das torcidas, é de estar em pleno estádio em dia de partida.

Os totens contam, através de fotos, o que ocorria no mundo inteiro, nos anos em que o futebol brasileiro conquistava seus principais títulos.

Painéis giratórios, projetam personalidades diversas como: Carmem Miranda, Noel Rosa, Rachel de Queiroz, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros. Conhecer a origem do Brasil e os personagens que ajudaram a criar nossa identidade é importante para entender como ocorreu a ascensão do futebol.

Algumas atrações interativas estão reservadas aos visitantes, como o "Chute ao Gol" e o game no formato de mini campo de futebol.

Esse museu é imperdível ! Uma das melhores opções culturais que a cidade de São Paulo oferece aos seus moradores. Não deixem de conhecer!

3 comentários:

  1. Pelo visto, realmente vale a pena conhecer esse museu que tem como tema principal um dos mais significativos elementos da histórica e cultura nacional: o futebol. Mesmo já não tendo a mesma relação de paixão e amor com o time de coração e nem acompanhar, eu não posso deixar de lado a bela história que foi ter sido um torcedor, ir à estádio gritar coros e mais músicas de incentivo para o time.

    Nada mais justo então termos um museu do futebol para sempre lembrar das ``infinitas`` e incansáveis histórias que sempre terão lugares especiais nos corações e mentes de cada torcedor, cada brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Marcus...tbém não sou nem um pouco fanática por futebol. Mas, tudo no museu é tão lindo e contado de uma forma tão envolvente...q vc vai se apaixonar pela história do esporte.
    Vale a pena mesmooo. Eu garanto!

    ResponderExcluir
  3. Eu também tive a oportunidade de conhecer o museu do futebol. Indico para todas as pessoas que gostam não só do futebol brasileiro, mas que queiram conhecer um pouco da nossa história cultural.
    Além de ser um programa divertidissímo, as quintas-feiras é gratuito, o que possibilita a classe de baixo poder aquisitivo de também previlegiar um dos museus mais completos de nossa cidade.

    ResponderExcluir