terça-feira, 25 de agosto de 2009

Setor: Construção Civil

A preocupação com o meio ambiente, na preservação dos recursos naturais do planeta, tem sido uma pauta não só discutida, em âmbito internacional, mas, aplicada em diversos segmentos.
Um mercado promissor e muito representativo na economia brasileira, o da construção civil, desenvolve e busca soluções, tendo como objetivo viabilizar regras, para diminuir o impacto ambiental do setor.
Formado por empresas associadas ao (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) SindusCon-SP, o comitê de Meio Ambiente, é responsável em pesquisar tecnologias de gestão de resíduos, reuso de águas, conservação de energia, utilização correta de madeiras, preservação da cobertura vegetal, além, de estimular entidades e fabricantes da cadeia, à implantar uma cultura de gestão ambiental.
O setor produtivo da construção civil, assinou junto com o Governo do Estado de São Paulo, o "Protocolo Ambiental da Construção Civil e Desenvolvimento Urbano", cujo objetivo é elaborar políticas ambientais e adotar ações destinadas a consolidar o desenvolvimento sustentável do segmento.
A Construtora MBigucci aderiu seu padrão produtivo baseado na conduta de responsabilidade ambiental. No Brasil, apenas 11 empresas do segmento possuem o certificado ISSO 14001 (referente à Gestão Ambiental).
De acordo com Roberta Bigucci, diretora da empresa “isto fez com que essas ações (coleta seletiva, reaproveitamento de material, economia de energia elétrica e de água, redução de materiais descartáveis, entre outros) fossem ficando no DNA, no sangue da companhia, declara.
As estratégias de sustentabilidade também estão nas obras, com armazenamento de resíduos (gesso, madeira, plástico e papel) e envio deste material para empresas de reciclagem, uso de garrafas pet com água, para iluminação natural do canteiro de obra, captação da água dos chuveiros e lavatórios dos canteiros, para reutilização nas descargas e uso de madeira reflorestada.
Aproximadamente 40% de todo resíduo é gerado pelo setor, sendo que a reforma e construção de edifícios, produzem anualmente 400 kg por habitante, volume quase igual ao do lixo urbano, de acordo com estatísticas da SindusCon.

O blog "Pauta Jornalística - Sociedade da Informação" publica ações desenvolvidas e aplicadas por diversos segmentos, na preservação do meio ambiente.
A primeira matéria da série é sobre o setor de Construção Civil.

Um comentário:

  1. Esclarecimento aos internautas...

    O texto acima, embora pareça publicitário não tem nenhum interesse comercial.
    As ações de sustentabilidade implantadas pela construtora MBigucci, foi apenas para exemplificar o que o setor de construção civil têm feito, para diminuir os danos causados ao meio ambiente.
    O blog "Pauta Jornalística - Sociedade da Informação" não visa nenhum tipo de interesse e não está atrelado de forma alguma, à essa organização.

    ResponderExcluir