sábado, 3 de outubro de 2009

Os rumos do lixo urbano...


Lixão Araruama.
Imagem: Griman in www.flickr.com


O excesso populacional, problema decorrente principalmente nos grandes centros urbanos, gera demandas em diversas áreas que vão desde educação, mercado de trabalho, transporte, energia, infra estrutura, entre outros. E tudo isso pode ser considerado uma forma de "consumo".
Para os padrões atuais o consumo tem sido inaceitável, por isso tanto se discute sobre a preservação dos recursos naturais do planeta, para que no futuro tenhamos ainda, como atender às necessidades das próximas gerações.


Aterro São João  
Crédito: Site Prefeitura de São Paulo

Com o lixo urbano não é diferente. Somente a cidade de São Paulo produz 15 mil toneladas diárias e os principais aterros, já estão com a capacidade quase esgotada.
O Governo do Estado de São Paulo ao que tudo indica, achou uma solução ecologicamente correta para minimizar o problema. Em parceria com a Emae (Empresa Estadual para a Geração de Energia) está em fase de análise do projeto, que prevê a construção de usinas de incineração do lixo. O processo basicamente consiste em transformar a queima da composição e converter em vapor e energia elétrica. Após, esse processo, com a sobra de resíduos, serão fabricados blocos para serem aproveitados pelo setor de construção civil.
Antes de aprovado, o projeto já causa polêmicas entre ambientalistas. A grande preocupação é que as substâncias liberadas no processo, embora não comprovadas, possa provocar diversos males à saúde, como é o caso do câncer. A discussão gera em torno da eficácia do filtro, para evitar a proliferação dos gases tóxicos como as dioxinas, furanos e metais pesados.
Se o estudo for aprovado, a primeira usina será implantada em dois anos.

12 comentários:

  1. Sou contra esses depósitos de lixo. Além de causarem um impacto ambiental direto, pois os lixos liberam resíduos que contaminam o solo e lençois freáticos, causam também um impacto indireto que é o de não reaproveitar o produto.

    O processo de reciclagem é um metodo simples e que espanta por não ter uma adoção tão difundida pela sociedade. Por meio dela, evita-se que muitos matérias primas sejam retiradas da natureza.

    Deve-se lembrar também do aproveitamento de restos de alimentos. Ao invés de produzir-se lixo com eles, há a adubagem que aproveita essa matéria orgânica. Além de que existem diversas instituições que aproveitam cascas de frutas e legumes para preparar sopas ou farinhas.

    Quando se trata de meioambiente o que falta é boa vontade. Recursos para preservá-lo não faltam.

    Excelente tema e texto!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda!

    Aqui na Grande BH teve um projeto parecido há uns anos atrás que foi desativado recentemente por ter sido comprovado os danos à saúde.

    O que percebo é que em breve as prefeituras vão ter que fazer centros de reciclagem em cada bairro e ensinar a população a lidar com o lixo e, principalmente, com o que pode e deve ser reciclado.

    Parabéns pela abordagem do tema.

    Beijos,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Alexandre e Wander,

    Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog.
    O Brasil já recicla mas, pouco...por isso é considerado um país atrasado nesse quesito.
    Atualmente em SP 130 toneladas de lixo são reciclados, em 2004 eram apenas 13 toneladas. É possível então, perceber uma franca e considerável evolução.
    Em relação ao reaproveitamento de alimentos, em breve falarei disso aqui no blog. Existe ONG que desenvolve um trabalho bacana nessa área. O projeto "Fome Zero" tbém, através do "Banco de Alimentos" iniciativa semelhante. Pude presenciar como funciona o processo, aqui na Prefeitura de Diadema. Muitas instituições eram beneficiadas com as arrecadações.
    Wander...a polêmica então é forte né? Não sabia que BH já rejeitou projeto semelhante. Os ambientalistas acreditam que os gases tóxicos, liberados com a incineração, são tão prejudiciais que podem causar danos a várias gerações. Embora países como Japão e Europa já utilizem a tecnologia...ainda vai dar o q falar por aqui.
    Bjs e valeu pelos comentários! Fê

    ResponderExcluir
  4. Acho que toda iniciativa para lidar com o excesso de lixo é válida mas, como já existe um alerta que está causando polêmica é bom se considerar outras alternativas que sejam mais beneficas para o meio ambiente como um todo. Afinal de contas, o nosso planeta já está em estado de alerta há alguns por causa de problemas causados pelo descaso com o meio ambiente.

    Também sou a favor da reciclagem pois traz muitos beneficios como oportunidades de inclusão social, como alguns ONGs e projetos já fazem, e de desenvolver a criatividade das pessoas na reutilização de matérias. Conheço um cara aqui do bairro que faz bolsas e outras adereços a partir de sobras de revistas e jornais. É um exemplo.

    ResponderExcluir
  5. falando de lixo organico eu acredito que há sim perigos para a saúde e perigos ambientais...
    sabemos que a decomposição de lixo organico (e outros tipos de lixo)resulta em material inflamavel, aqui em florianopolis(SC) aterraram um lixão e em cima construiram um posto de gasolina, o Brasil tem que saber ''cuidar'' do lixo."Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernanda !!Obrigada pela visita ao blog do Alzira.
    Estamos de blog novo espero te-la tbem como seguidora.bjus

    ResponderExcluir
  7. É insustentável a situação atual de acúmulo de lixo. Ou se incinera em queimas controladas ou recicla-se!!Enterrar já está um perigo!! E os aterros "sanitários" já estão por demais insalubres!! E as baterias e pilhas comuns?? A população tbm é relaxada nesse ponto!!

    Passa no meu blog q tem selo pra vc minha linda!!

    http://memoriasdeebrael.blogspot.com/2009/10/recebi-esses-selos-e-compartilho-com.html

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo contexto do blog, te seguirei, abs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Fernanda!

    Demorei (como sempre) mas cheguei.

    Sabe, o ideal mesmo seria reduzir o consumo. Mas é algo quase inimaginável para os padrões da sociedade atual, pois é preciso uma série de ações e anos para tentar trabalhar essa questão. Se fosse possível ao menos reduzir a quantidade de plástico que é "jogada" no ambiente, já seria uma grande ajuda.

    Aqui em Salvador tem um exemplo interessante: o velho lixão de Canabrava virou um centro de reciclagem e as pessoas que antigamente se misturavam aos urubus e fuçavam o lixo em busca da sobrevivência, hoje estão "legalizados", por assim dizer, em projetos de coleta seletiva e outros ligados à terceirização do lixo e entulho.

    Mas foi um trabalho coletivo: poder público, ONG's, Universidade e até o EC Vitória. Deu certo, a cidade, o bairro e até a INFRAERO agradece, pois os os urubus colocavam em risco a segurança dos aviões que chegavam e saíam de Salvador ( pois é, acredite, parece até piada, mas é sério).

    Bj!

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernanda, obrigado pela simpática visita e comentários pertinentes no "Mídia Depressa". O predador bicho homem, não para de sujar sua própria casa, terminaremos sufocados no meio do lixo, sem ter o que comer e beber. Não fique preocupada, reconheço que exagerei, mas que o caso é sério, é. Um abraço, Armando.

    ResponderExcluir
  11. nessa minha andada, achei seu blog.
    muito bom os textos, informativo e prestativo.
    espero ver mais texto por aqui pois serei seguidor do blog.
    fique a vontade para poder entrar no meu blog e tamb ver os textos.
    BJ

    ERICK MOURA

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante essa mátéria. Uma alternativa é a compostagem orgânica com minhoca, que em breve pretendo adotar.

    ResponderExcluir