sábado, 27 de novembro de 2010

Rio de Janeiro renascerá...quando tudo acabar!


Quem dominará o morro a partir de agora, a polícia ou as facções criminosas?

Não era difícil prever que a situação do RJ chegaria, um dia, a este nível. Em um confronto histórico, entre traficantes e polícia, noticiados até pela imprensa internacional, o clima é de tensão e expectativa e o cenário, de guerra! Soldados do exército, marinha e aeronáutica, todos fortemente armados e com arsenal que inclui helicópteros blindados e tanques, cujos modelos foram utilizados em guerras como do Vietnã, o combate ao tráfico ganha contornos jamais vistos, desde que três facções criminosas dominaram os morros cariocas.
Com a ocupação da polícia na Vila Cruzeiro, onde tudo começou, os traficantes se debandaram, aproximadamente 200 homens, e a imagem da evasão em massa, captada pelo GloboCop e transmitida pelo Jornal Nacional, foi no mínimo assustadora. A opinião pública criticou a falta de intervenção, ao ver a imagem de fuga do grupo, mas, talvez tenha sido uma estratégia inteligente de acuar e fechar o cerco, que facilita a localização e prisão de toda facção e o fato se comprova, com a recém retomada do complexo de favelas do Alemão, pelo contingente militar. 
O Governador do RJ, Sérgio Cabral, o Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame (Secretário de Segurança do RJ) e o Capitão Paulo Botelho, do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, entre outros dirigentes, afirmam em entrevistas aos veículos de comunicação, que irão até o fim na busca pelos criminosos. Na ação que teve início dia 21, foram presos traficantes, pessoas suspeitas de participação nos ataques e no tráfico de drogas, além, das esposas de Marcinho VP (apontado como mandante dos ataques) e Elias Maluco, transferidos com outros chefes do tráfico, para a penitenciária de Porto Velho (Rondônia) e de seus três advogados. Outros 20 presos foram deslocados para o presídio de segurança máxima, em Catanduva (PR). 
Antes criticado pela situação caótica que se encontrava o Rio de Janeiro, as autoridades locais (governo e polícia) têm demonstrado não apenas um excelente plano estratégico no combate as áreas ocupadas por bandidos, como uma vontade voraz de ver o Estado novamente no controle da situação. As ações impressionam e alcançam resultados surpreendentes. As medidas visam inibir o poder dos criminosos quebrando qualquer tipo de comunicação entre eles, o que enfraquece e inibe o domínio do grupo. 
A população vive dias de terror, com a quantidade de tiroteios, que obrigam muitos a deixar suas casas em busca de segurança, e depredações como incêndios, que prejudicou o fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água, mas, apesar de toda desordem o que impera é a esperança, de que a comunidade onde vivem está prestes a ganhar novos contornos. 
O Brasil se une e oferece solidariedade ao povo carioca, agora a guerra é para valer! Se for preciso, soldados de outros estados brasileiros se unirão aos 2600 homens, para devolver a paz ao RJ, que foi perdida desde que as facções criminosas encontraram uma brecha no sistema e começaram a agir. Intervenções mais severas já eram esperadas há muito tempo, antes do caos se instalar. Mas, foi à retaliação dos criminosos contra as UPP’s (Unidades de Polícias Pacificadoras) que culminou no maior confronto já visto na história. 
Chegou à vez do “Estado” mostrar sua força e provar quem manda realmente no Rio de Janeiro.

11 comentários:

  1. Talvez, porque o homem demonstra a cada dia que sua insanidade não tem limites...

    ResponderExcluir
  2. Também torço para que essa ausência de paz tenha fim e para que todos nos RJ possam voltar as suas vidas normais e assim viver dignamente. É o que eles e todos os brasileiros merecem sem sombra de dúvida. E se caos gerado pela violência e pelos traficantes existe é por causa da brecha do sistema mencionada no seu texto. O sistema é falho, não funciona porque ainda existe corrupção em setores como a policia e a política onde na verdade deveria existir ética e comprometimento para com o trabalho com a população.

    ResponderExcluir
  3. Fê, o plano de estratégia dentro do princípio de legalidade, ou seja, a intervenção policial dentro do que a legislação manda, está correto; mas quero ver duas outras estratégias de fato:

    1) que o mesmo princípio seja adotado em gabinetes políticos, condomínios de luxo, mansões, coberturas, contas e bens daqueles que realmente ganham e financiam o tráfico de drogas - e outros "produtos", digamos assim.

    2) Adoção de políticas públicas eficazes em setores como educação e lazer, por exemplo. Se a coisa ficar apenas na repressão, no confronto, a bandidagem sai de um morro e se instala em outro e assim por diante. O Estado precisa marcar presença não apenas com a repressão, mas também com seus serviços essenciais e básicos que deveriam ser garantidos a todos.

    E outra: o combate à corrupção endêmica que assola este país. Essas armas exclusivas do exército e toneladas de drogas não chegam às mãos dos traficantes favelados via Sedex e nem são adquiridas via Mercado Livre.

    Aí, sim, poderemos falar em "vitória" e "dia histórico", que a Globo tenta nos convencer que está sendo a sua "Guerra do Golfo".

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Penso que quem dominará o morro agora será a memória manchada com tanta violência e tantas mortes.

    Misericórdia.

    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Vai ser díficel,mas estava previsto esse banho de sangue e violência que repercutiu no mundo todo,que feio um cartão postal nada bom!!!
    abçs!!!

    ResponderExcluir
  6. Tudo que afeta o Rio de Janeiro afeta a todos nós, brasileiros. torço para que esta ofensiva da Lei armada não se esgote na ação repressiva – e necessária.
    O povo do Rio, especialmente dos morros, que nos recebe a todos sem discriminação, e nos brinda com sua hospitalidade em qualquer época do ano, merece viver sem a pressão do narcotráfico e de milícias.
    No meio da guerra não dá prá ponderar muito: esperemos que não aja sangue, e que a Paz volte a dominar, depois de décadas, a nossa Cidade Maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. Todos nós esperamos que o Rio, esta cidade que leva o título de maravilhosa, renasça, grandioso e cheio de PAZ.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muitíssimo que essa operação fosse a demonstração das autoridades contituidas para o tráfico, dizendo:
    -Quem manda aqui somos nós!
    Mas acredito mais numa estratégia política dos governos estadual (PMDB - Do Michel, lembra?) e federal, que é para o Lula bater no peito e dizer:
    -Até o morro eu pacifiquei!!!
    Aguardem 2014!!!

    ResponderExcluir
  9. Vim para deixar um FELIZ NATAL e um grande ANO NOVO a ti e a todos aqueles que teu coração abriga.
    BOAS FESTAS!!!!

    ResponderExcluir
  10. Independente de ser um blog jornalístico, eu
    desejo a todos um natal repleto de paz, saúde e confraternizações, não esquecendo o aniversariante Jesus. E um ano vindouro de muitas realizações e sorte.

    Com carinho
    Isa

    http://sabedorias-isa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. As informações são necessarias para o crescimento do homem, assim convivemos e compreendemos o mundo em que vivemos.
    Parabéns pelo blog...
    http://Artesimoni.blogspot.com

    ResponderExcluir