segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MediaOn 2010!

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Marcelo Tas foi a grande estrela da noite, no encerramento da 4ª edição do MediaOn 2010 – Seminário Internacional de Jornalismo Online, evento realizado anualmente pelo Itaú Cultural em parceria com o portal Terra, que aconteceu nos dias 09 a 11 de novembro. 
Um ciclo de oito palestras, com temas voltados para os novos caminhos do jornalismo como: inovação e produção de conteúdo no mundo digital,  atual formato de comunicadores de vídeos web, cobertura das eleições 2010 e o impacto nas redes sociais, mídias socias versus sites de jornalismo, o humor na era digital e o perfil do consumidor de informação, foram discutidos no evento.

Estrelas de Vídeos Web: Sucesso Relâmpago ou os Novos Comunicadores?


Estive no MediaOn 2010 não como jornalista, nem como participante, o convite surgiu através do contato com uma das produtoras do evento.
Com uma platéia lotada de aficionados em tecnologia, mídias sociais e comunicação, Marcelo Tas mediou entre os vlogueiros PC Siqueira, Pablo Peixoto e participação em vídeo call de Joe Penna, o debate sobre produção de conteúdo em vídeo na internet e dicas para fazer uso do recurso e transformá-lo em um meio de comunicação e negócio.


Joe Penna
Joe Penna transformou o ato de "vlogar", em uma profissão rentável. Brasileiro, erradicado nos Estados Unidos, desde os 12 anos, encontrou através da produção de vídeos caseiros, considerado passatempo predileto, não só a saída do anonimato mas, o principal meio de sobrevivência.
Embora já reconhecido de grande parte dos internautas, seu nome se propagou após, a entrevista concedida no programa Fantástico, da Rede Globo
Com uma criatividade muito peculiar e graças ao auxílio de alguns recursos tecnológicos, o vlogueiro de 22 anos, que abandonou a faculdade de medicina, se diz realizado com sua rotina um tanto quanto estafante, já que passa várias madrugadas sem dormir, na produção semanal de seus vídeos.


PC Siqueira
Aos 24 anos, PC Siqueira é considerado um dos maiores vlogueiros da atualidade. Com um trabalho de produção totalmente independente, o colorista e ilustrador de quadrinhos, não vive apenas dos vídeos que posta na internet, ao contrário de seu concorrente Felipe Neto, entrevistado no Programa do Jô no dia 15 de outubro deste ano, que possui um empresário responsável em projetá-lo comercialmente.
PC não se considera uma pessoa bonita e arrancou risos da platéia, quando seu vídeo "Pêssego em Calda, DVD dos BeeGees e Colágeno" foi exibido no MediaOn 2010, em que declara sua aversão pelo padrão feminino de perfeição.
Ao analisar outros formatos, o vlogueiro percebeu que muito das "tiradas" engraçadas nem sempre são apenas da sua expressão corporal e facial e sim da forma como os cortes de edição são feitos no vídeo.

Pablo Peixoto
Blogueiro, roteirista de TV, jornalista, publicitário e vlogueiro profissional, é autor de vídeos como a "Quadrilogia Dunga em um Dia de Fúria" e "Tiririca - o Filio do Braziu". Pablo levantou uma questão interessante ao traçar o perfil dos apreciadores desse tipo de trabalho, que é o público que gosta do improviso. Diferente da TV em que os programas seguem determinado padrão, na vlogosfera a produção não segue um roteiro e nem uma sequência lógica portanto, é um formato totalmente natural e que cai no gosto popular pela simples identificação.

MediaOn 2010 - http://www.mediaon.com.br


3 comentários:

  1. Num evento desse só vai participar os cobras da comunicação,
    parabéns pela divulgação,
    abçs MARIVAN

    ResponderExcluir
  2. olha
    as mídias digitais têm despertado muito o meu interesse. Twitter, blogs, portais de notícia, vlogs, web rádios...Acho que meu futuro é por aí hehehe


    e na minha opinião, os melhores vídeos do Brasil são os dos Vagazoides =P
    Os mlks são muito engraçados ehehhe

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Acho muito importante um evento como essa que discuta as mídias sociais, a influência delas nos meios de comunicação e, portanto, os benefícios que elas tem trazido aos mesmos. Um novo meio nada mais é do que a oportunidade dos ``antigos`` se reinventarem. Não tem essa de ``os jornais vão morrer`` assim tão prematuramente. Não, temos todos que crescer juntos e beber na fonte do novo para utilizar todas as possibilidades que ele oferece. Obrigado por compartilhar conosco, seus leitores, esse post.

    ResponderExcluir