quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Para me desvendar...basta um click!

Quer traçar um perfil psicológico de quem eu sou, é fácil, rastreie as redes sociais que participo! Parece bobagem o que acabo de escrever mas, o assunto é sério!
Deixamos uma série de pistas quem contam um pouco da nossa personalidade, quem somos, o que temos, gostamos, valores, aptidões, como absorvemos e reagimos a acontecimentos externos, enfim, um registro real de nossos aspectos comportamentais.
Tanto é verdade, que as empresas já se anteciparam a essa tendência e utilizam as informações disponíveis no mundo cibernético, para conhecer um pouco mais os candidatos, na hora da contratação. A internet pode revelar muito além, do que uma simples entrevista ou dinâmica.
Nos processos seletivos, tem se tornado comum, principalmente para quem atua com comunicação, os entrevistadores (profissionais de RH ou até mesmo psicólogos) solicitarem o preenchimento de endereços como Orkut, Blog, Twitter, Facebook, entre outros, para uma análise mais criteriosa e como forma também de eliminação, daqueles que não se enquadram na filosofia e perfil da companhia.
Continuando a linha de raciocínio poderia citar, os golpes, assaltos ou quadrilhas de seqüestradores que utilizam o mundo virtual para escolherem suas vítimas mas, isso pode ser tema de um próximo post.
Crimes Virtuais
A era que vivemos da “sociedade da informação” deixou o mundo mais democrático. Todos nós temos vez, o que significa, que podemos compartilhar e expressar nosso ponto de vista com pessoas de vários níveis sociais e culturais, e o Twitter é um ótimo exemplo disso pois, podemos seguir e ser seguido por “pessoas comuns” ou até mesmo políticos, celebridades, etc.
Todo mundo fala o que pensa, o que é um direito conquistado e reconhecido como “liberdade de expressão”, porém, a “falta de bom senso” tem sido constante também! Nessas eleições  tivemos vários exemplos. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) exigiu que um deputado estadual se retratasse através do Twitter por ter publicado uma mensagem ofensiva em relação a coligação de José Serra.
Outro fato que chocou a opinião pública foram as diversas manifestações preconceituosas, iniciadas por uma estudante de direito, e que se propagou no microblog após, a vitória da petista Dilma Rousseff. As mensagens ofensivas contra nordestinos, maiores beneficiados pelo Bolsa Família, lhe rendeu uma ação judicial, aberta pela OAB de Pernambuco.
A internet como nossa aliada

Redes sociais não servem apenas como entretenimento e agregador de contatos profissionais ou pessoais, muito mais do que isso, é uma forma inteligente e eficiente de aprendizado.
Todos os temas factuais são discutidos nas redes, permitindo o acesso a opiniões diferenciadas, que abre margem para a reflexão. Além, de ser uma forma de fomentar a leitura e exercitar a escrita.
Depois que virei usuária assídua do mundo cibernético, ampliei minha visão, me tornei mais crítica e culturalmente mais rica, pois, aprendi a compartilhar e absorver o conhecimento das pessoas que me relaciono.
A internet faz muito bem para quem sabe usar. E inteligente aquele que utiliza esse fantástico recurso tecnológico a seu favor. Essa é a era da informação!



5 comentários:

  1. É Fernanda... uma boa pedida esse seu comentário, as pessoas que se cuidem antes de postar recados na net, verdade, muitas empresas rastreiam as páginas de pessoas antes de contratá-la, é bom ficar atento.

    ResponderExcluir
  2. Olá !!

    Excelente seu texto !!
    Realmente dá pra saber bastante sobre a pessoa só de pesquisar seus passos na internet !
    Eu só tomo cuidado para não colocar informações tipo telefone, endereço e etc, mas meu perfil psicológico é um livro aberto hehehe
    E concordo plenamente com o fato de que depois de entrar neste mundo virtual, com certeza adquirimos muito conhecimento, melhoramos a escrita, além de diversos benefícios que estão aí para serem bem aproveitados.

    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. A internet realmente fornece um espécie de quebra-cabeça para quem quer conhecer e desvendar o perfil de uma pessoa. E isso acontece pela forma como a mesma participa e interage nas diversas formas de redes sociais que estão disponíveis por ai. Um blog bem escrito com textos interessantes, seja de cunho jornalístico, reflexivo, critico realmente chama a atenção para a capacidade da pessoa de se expressar bem. É como um portfólio além de também ser um reflexo das idéias da pessoa.

    Um outro dado que considero interessante é a forma como se é possível perceber outras características de uma pessoa através de sua interação com o meio virtual. Por exemplo, se ela se expõe muito, de que forma, se fala de informações sobre onde trabalho, posta fotos, etc..

    Parabéns pelo ótimo texto escrito. É muito interessante aproveitar esse espaço para refletir sobre esses temas.
    abraçossssss

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda!
    É verdade, querida! Hoje é muito fácil de rastrear uma pessoa pelos cliques... Ônus da facilidade da comunicação, da modernidade, tecnologia... Alguns pagam até pela vaidade extrema que acaba colocando-os em exposição máxima.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda, realmente a net funciona muito bem pra quem sabe usá-la com boas doses de sensatez e responsabilidade.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir