sábado, 12 de setembro de 2009

Preconceitos não foram suficientes, para calar a voz do cantor...

Cazuza foi um dos maiores ícones da cultura nacional nos anos 80. Alardeava críticas ao "sistema capitalista", através de suas músicas e de seu estilo, nada convencional. Pura ideologia de uma mente brilhante, que denunciava o caos da vida e do mundo.

Não foi apenas o sucesso como cantor, que o eternizou. Sua personalidade marcante, o fato de ter assumido abertamente sua homossexualidade, e mais tarde a doença, e que apesar de inúmeros tratamentos no exterior, o levou à morte prematura, foram essenciais para marcar a trajetória do astro.
A sociedade condena de forma veemente, qualquer indivíduo, que
opte por um estilo que difere do tradicionalismo hipócrita, que muitos estão fadados a aceitar, por não ter coragem de assumir suas reais convicções.
Tudo o que não se enquadra nos padrões impostos pela sociedade, é marginalizado ou estigmatizado. São os homossexuais, que assim como Cazuza, são estereotipados e não tem seus direitos reconhecidos pelo poder público, como a união legalizada, adoção de filhos e partilha de bens.

As causas da homossexualidade

Os escritores americanos Allan e Barbara Pease, autores da obra "Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?", uma comédia que retrata a diferença entre casais, reservou um capítulo intitulado "gays, lésbicas e transexuais", que explica a possível causa da homossexualidade.
As pesquisas feitas para elaboração da obra demonstraram que todo bebê, em processo de formação no útero materno, quando o cérebro ainda está em desenvolvimento, são do sexo feminino. Após, seis ou oito semanas, depois da concepção, o feto que será do sexo masculino recebe doses de hormônios chamados androgênios, responsáveis pela formação do testículo e que altera o cérebro de feminino para masculino. De acordo com os autores, essa fase é decisiva pois, se o feto não receber a dose exata, pode nascer um menino com cérebro estruturalmente mais feminino que masculino, então essa criança provavelmente poderá se tornar gay. Ou ainda, uma criança geneticamente do sexo masculino, com os genitais correspondentes, e o funcionamento do cérebro inteiramente feminino, pode se tornar um adulto transexual.
Porém, a ciência ainda estuda as causas da homossexualidade e existem diversas opiniões sobre o assunto. Alguns especialistas acreditam ser mais comum encontrar homossexuais em famílias numerosas, onde existam 3 irmãos mais velhos, o quarto pode ser gay. Mas, isso é apenas suposição, pois, assim como Cazuza, vários filhos únicos também são homossexuais, portanto, tudo não passa de especulações e ainda não foi constatado a verdadeira causa.
Mas, os estudos já estão em fase adiantada e os pesquisadores acreditam que a homossexualidade é algo proveniente da genética.
A sociedade precisa rever diversos conceitos em relação a essa questão, pois, ao que tudo indica, pelo menos cientificamente, ser homossexual não é uma opção e sim uma "deficiência" no processo de desenvolvimento do feto, que ocorre dentro do útero materno.

Este texto também foi publicado no descargapublica.blogspot.com

Observação: Escrevo regularmente para o blog "Descarga Pública" e meus textos têm tido uma boa aceitação dos internautas. Porém, esse em especial gerou muitas polêmicas...(veja comentário)

7 comentários:

  1. No último parágrafo escrevo "ser homossexual não é uma opção e sim uma "deficiência" no processo de desenvolvimento do feto, que ocorre dentro do útero materno"...
    Alguns internautas (do blog Descarga Pública) sentiram-se incomodados com essa citação. A palavra "deficiência", não foi bem aceita. Confesso que foi muito agressivo o uso dessa expressão, talvez poderia ter empregado de uma forma mais sutil.
    Mas, esclareço que em nenhum momento tive essa intenção, mesmo pq o tema por si só...já cumpre este papel.
    Poderia alterar esse último parágrafo, antes de publicar no "Pauta Jornalística". Mas, resolvi ser transparente e não mudar a linha de raciocínio q adotei, quando o redigi.
    Espero não ferir o direito de ninguém! Procuro respeitar as diversidades (seja ela qual for).
    Em relação ao estudo apresentado no livro, trata-se de uma pesquisa. Portanto, não é um fato comprovado...são apenas hipóteses e não foram formuladas por mim. Apenas achei interessante citar pois, creio que ninguém se torna homossexual...a pessoa nasce homossexual!
    Se algumas pessoas acham que ser homossexual é uma escolha...(eu respeito da mesma forma).
    Abraços, Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja muito importante abordar assuntos como esse que, mesmo quando geram polêmica, ajudam a refletir sobre a sociedade. O homosexualismo é um exemplo disso, afinal não adiante tampar o sol com a peneira sendo que há tantas pessoas por ai, homens e mulheres, optando por esse caminho. Lembro de um psicólogo uma vez ter dito que essa questão tem tudo para ser encarada como normal porque definir a sua própria identidade sexual é algo muito sério e que, por sua vez, deve ser respeitado pois é muito melhor ser verdadeiro consigo mesmo do que ser algo que não é, certo?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda!

    Parabéns pela postagem. É preciso parar de ter receios de abordar certos assuntos e expor a opinião sim sobre os mesmos, afinal é para isso que existe o debate. E de forma bem escrita e transparente como você tratou o assunto, a leitura fica prazerosa e suscita várias reflexões.

    A pesquisa apresentada no livro não é conclusiva, então pode-se debater normalmente. Eu não tenho uma opinião formada sobre o assunto, se a homossexualidade é formada ao longo dos anos (tornando-se, assim, uma opção) ou se é genética ( não entendo nada de genética, biologia e assuntos afins, mas não me parece muito lógico, mas não cabe a mim chegar a tal conclusão).

    Discutir as causas e origens da homossexualidade muitas vezes acaba desviando a atenção para as discussões que interessam no momento: os direitos negados, o preconceito, a violência contra homossexuais, homens e mulheres. É um fato, estamos vendo casais homo estabelecidos e "saindo do armário".

    Como você bem escreveu, "A sociedade condena de forma veemente, qualquer indivíduo, que
    opte por um estilo que difere do tradicionalismo hipócrita". É assim que muita gente "ficou doido e foi internada e caiu no descrédito" ou muita gente não é "respeitada" apenas por ter uma opinião que difere dos "padrões normais".

    Parabéns mesmo pela sua postagem, Fernanda!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Lendo e re-lendo esse último paragrafo eu realmente não acredito que o termo tenha sido totalmente grosseiro. Em primeiro lugar, essa colocação, ao que entendi, se ampara em informações adquiridas através de pesquisas cientificas, ou seja, não se trata de uma colocação pessoal que pode ser entendida como o ``homessexualismo ser uma deficiência``, algo que com certeza não é. Afinal de contas, cada ser humano tem uma natureza própria e única que se encontra durante sua educação e relação para com a sociedade. Entendo que quando começamos a desenvolver nosso corpo, hormonios e tendo a percepção sobre o outro sendo construída é possivel que nesse caminho comecemos a descobrir nossa identidade sexual que ora podia ter ficado latente no inicio de nossas vidas ou não.

    Voltando ao paragráfo, como disse, não o acho totalmente grosseiro mas pela natureza polêmica desse tema e por tratar-se de uma questão delicada em nossa sociedade fica dificil escolher e utilizar as palavras adequadas para o tratamento do assunto mesmo quando o texto que, por sua vez, tenha uma natureza mais jornalistico não tenha a intenção de julgar ou apresentar uma visão fechada.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda!

    Ele foi um artista de importancia sem comparaçao para a nossa musica, deixando muitas melodias que ainda entoa as vozes de muitos cantores e cantoras da nossa musica popular brasileira. Independente de suas preferencias sexuais, o mais importante foi seu talento e sua capacidade ser um dos principais expoentes de sua gloriosa profissao.


    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  6. Olá!!Li a postagem achei interessante.
    Há muitos séculos busca-se esquadrinhar,categorizar a homossexualidade,seja pelo viés biológico(genética)ou pela cultura(construção).Opto pelo segundo,pois o ser humano é feito e efeito da cultura.Mas isso é uma opinião própria e também discutivel com certeza.Porém se tudo está inscrito na genética como explicar que depois de anos de casamento convencional alguns homens e mulheres optem pelo mesmo sexo?Se já estava inscrito no código genético,são seres mutantes?anormais?
    Fica como dica Michel foucault do texto os anormais onde este busca ver como se forma o ser homossexual através de um sistema medico,juridico e religioso.
    Gostei do blog....Abraços!!!

    ResponderExcluir