sábado, 19 de setembro de 2009

Eu li e indico..."Mentes Perigosas"

As telenovelas, embora criticada e considerada por muitos como entretenimento sem conteúdo, é um importante formador de opinião e propagador de tendências, devido à influência que exerce sobre a sociedade.
Glória Perez em "Caminhos da Índia" propõe uma reflexão sobre o tema "psicopatia", ao criar a personagem Ivone interpretada, numa brilhante atuação, pela atriz Letícia Sabatella.
Ana Beatriz Barbosa Silva teve participação especial, em um dos capítulos da trama, o que possibilitou a divulgação do seu trabalho.

A escritora Ana Beatriz Barbosa Silva no livro "Mentes Perigosas", faz uma análise sobre o comportamento dos portadores de psicopatia. Embora seja médica por formação e especializada no tema, propõe uma linguagem didática, não técnica, que permite até aos mais leigos, entender o que ocorre com esses indivíduos.
Identificar e diagnosticar um psicopata, não é tão simples como a princípio possa parecer. Eles não apresentam déficit da parte racional ou cognitiva, portanto, agem totalmente cientes, em prol do objetivo que almejam alcançar. Dotados de uma inteligência privilegiada, calculam com exatidão o alvo a ser manipulado e graças ao poder de convencimento, e até uma certa aptidão teatral, é comum encontrá-los em cargos de destaque em vários segmentos da camada social.
Ausência de sentido ético, desprovidos de julgamentos morais e impulsos totalmente destrutivos, os psicopatas têm consciência de que seus atos infringem regras sociais a diferença é que a frieza, predominante em sua personalidade, os deixam totalmente alheios aos sentimentos de culpa e remorsos.
O ápice da obra sem dúvida, foi a citação dos casos que ganharam grande repercussão na mídia, devido aos requintes de crueldade como o de Champinha (assassino de Felipe Caffé e Liana Friedenbach), Suzane Von Richtofen (que planejou a execução dos próprios pais) e Guilherme de Pádua e Paula Thomaz que mataram brutalmente a atriz Daniella Perez.
Estima-se que apenas 4% da população apresentem, em níveis variados (leve, moderado ou grave) indicativos de psicopatia. Vale lembrar que nem todo psicopata apresenta perfil assassino, muitas vezes, seu único objetivo, é a satisfação plena de seus interesses.
Alguns casos exemplificados, ao meu ver, ficaram soltos, o que gera margem de dúvida. Percebe-se um certo receio e isenção de Ana Beatriz. Ela deixa a incumbência ao leitor, de analisar os "perfis relatados" e tirar suas próprias conclusões.
O desfecho poderia ter sido mais elaborado, semelhante aos conselhos presentes em livros de auto-ajuda, a autora dá dicas de como identificar e lidar com um psicopata.
Mas, no geral "Mentes Perigosas - o psicopata mora ao lado" é uma boa indicação de leitura. Vale a pena conferir!

8 comentários:

  1. Olá, sou jornalista também, adorei o seu blog. Só um pequeno detalhe, o nome da personagem é Yvone. Detalhes à parte, te convido a conhecer o meu site: wwww.redacaointegrada.com.br e os blogs: almajornalista.blogspot e contadoradehistoriasreais.blogspot! espero por você!

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviane,

    Obrigada pela correção (risos)...vou alterar agora!
    Valeu pelos elogios ao meu blog. Visitarei os seus também.
    Abraços, Fê

    ResponderExcluir
  3. São curiosas as aitudes tomadas por esses indivíduos considerados psicopatas. Eles agem sem paradigmas de certo e errado, de justo ou injustou ou de lícito e ilícito. Para eles, o que vale é a satisfação pessoal de suas ambições, sem levar-se em conta os meios utilizados para alcançá-la.

    Tais características não são tão raras em nossa sociedade, o que não ocorre com tanta frequencia é os portadores dessas características conseguirem manipular com maestria suas intenções em uma relação social, a fim de que possam parecer boas pessoas, que apenas querem fazer o bem para o outro.Esses são os psicopatas.

    Me assusta, ao ler esse texto, deparar-me com o dado de que 4% das pessoas que convivem ao nosso redor tem potencial para ser psicopatas.

    Ah Fernanda, conto com o seu apoio para divulgar a situação do Instituto Braille aqui no ES. Estou bolando uma maneira de alertar a sociedade a respeito do que vem ocorrendo, a fim de destravar os órgãos públicos quanto à causa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Euuu mais do que ninguém sei bem o que é isso, convivo com algumas pessoas que são assim...

    gostei do seu blog, parabéns :D

    http://pequenab.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Se formos levar em conta a mera satisfação de interesses, o que pressupõe a capacidade manipulativa, todos são, a princípio, psicopatas em potencial. O que torna uma pessoa um psicopata, um ser anti-social, é a ausência total de princípios. Poderíamos chamá-lo, por assim dizer, ora amoral (não sabe o que é moral ou não) ora imoral (já conheceu, mas perdeu a consciência da moral). É a ausência de sinais de remorso.

    Conclusão de um leigo observador (eu mesmo!!): Brasília e outros locais onde se situam sedes de poderes públicos são pólos formadores de psicopatas, um verdadeiro hospício sem controle.

    Adorei o conteúdo de seu blog!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda!

    Primeiro, desculpe pela demora em aparecer por aqui. Estive meio "enrolado" com algumas coisas.

    Bom, e o seu blog está cada vez melhor! Parabéns!

    Eis aí uma boa indicação literária. Sabe, as novelas tem lá seu lado fútil e também um lado até certo ponto útil...há alguns folhetins que trazem informações interessantes até mesmo sobre alguns aspectos sociais, comportamento e até política (aí já é bem mais difícil, mas já tivemos bons exemplos na teledramaturgia).

    Não acompanhei esta novela "Caminho das Índias", mas ouvir falar desta personagem que manipulava tudo e a todos de modo tanto sensual quanto maquiavélicos. Uma psicopata, em suma.

    E segundo a autora, 4% da população apresenta este perfil psicopata? Mas será que é só isso mesmo? rsss. E não dá para saber, embora a autora tente fornecer um "manual para reconhecimento de psicopatas", né?

    Mas taí uma excelente dica!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Quero tanto ler este livro e a busca por mais detalhes me trouxe aqui. Realmente, quem de nós já não conviveu com um psicopata? Eles não são fáceis de identificar mesmo,no entanto, quando convivemos com um, ou dois, vamos em busca de informações através de leituras, dicas, relatos, enfim, a experiência, a observação e o contato com outras "vítimas", PODEM nos deixar de plantao contra "certas" reações. Muito bom! Gostei daqui rs. Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Feeee..

    A meses estou pra comprar esse livro e nada.....
    Cheguei a ler um pedaço pela internet, mas cansa muito a minha vista. Ele aborda um assunto muito importante sobre os psicopatas, e na verdade pra nós mesmos, que vamos realmente entender do que se trata e poder identificar quando for preciso.


    Obrigada por fazer-me lembrar que preciso desse livro ahuahaua é tanta coisa na cabeça, que ate tinha esquecido dele hauahua


    bjs

    Joicinha

    ResponderExcluir