segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O cinema e um pouco de sua história...

Antigamente, nos bailes de carnaval, era comum encontrar várias "Carmens Miranda", que com cestas de frutas na cabeça desfilavam ao som de "O que é que a baiana tem?". Andando pela Ladeira Porto Geral, no centro da cidade, entrei por curiosidade em uma loja que vende fantasias e adornos carnavalescos.
Fiquei espantada!!! Quanto brilho, quanto glamour...
Roupas de diabinha, enfermeira, bruxa, Pedrita, vampira e até Tiazinha e Feiticeira. Pedi à vendedora: -Quero uma roupa de Carmen Miranda!
-Não temos esse estilo. Acho que nem fabricam mais.
Pensei: -A sociedade já esqueceu uma das personagens mais importantes das Chanchadas?
Ao conversar com uns amigos, comentamos sobre a importância de Carmen Miranda na história cultural brasileira e isso foi motivo de discussão na roda...
Um dizia: -Foi Carmen Miranda que representou o Brasil no exterior, através das Chanchadas e graças a ela, hoje temos reconhecimento mundial. O outro retrucava: -É óbvio que não, o momento mais importante foi o Cinema Mudo. Lembra das atuações de Grande Otelo e do eterno Charles Chaplin?
O terceiro argumentava: 
-Que isso minha gente, vocês falam cada absurdo! O Cinema Novo é a fase mais importante do cinema brasileiro. Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, foram eles os precursores dessa fase. 
Não me envolvi naquele dilema, ultimamente fujo de qualquer polêmica, e comecei a relembrar a época do colégio, quando assistia filmes do Charles Chaplin. Que interpretação perfeita! Arrancava gargalhadas da platéia em "Tempos Modernos", o homem operário que criticava a modernidade desenfreada. Tenho certeza que as crianças de hoje, nem ao mesmo sabem, quem foi Carlitos. Ah...também lembrei do personagem Zé do Caixão interpretado por José Mojica Marins.
"A Meia Noite Levarei sua Alma", trash, unhas compridas, capa preta, chapéu e uma voz teatral bem característico de seu personagem. Mas, tenho que admitir que Glauber Rocha, com sua estética da fome, conseguiu registrar uma das heranças mais valiosas para o cinema. 
Um amigo cineasta me disse: - Ninguém até agora fez filmes tão perfeitos como Glauber.
Será? Acho que ele foi muito importante, mas, o estilo é tão monótono. Dá sono assistir!!!
Enfurecido quase me matou! -Como você se atreve a falar uma coisa dessas? Desculpe, é minha opinião! 
Me arrependi de ter aberto a boca e o sermão de quase duas horas, rolou solto "o Cinema Novo foi o movimento mais importante, se não fosse o Glauber não veríamos a ascensão do cinema no Brasil...ele tinha uma câmera na mão e uma ideia na cabeça...
Sem desprezar seu trabalho porém, a linguagem do cinema, enredo, fotografia, tiveram mudanças drásticas de uns tempos pra cá, e hoje, os filmes obviamente, são meio parados para o momento que vivemos. Mas, o avanço do cinema, nós brasileiros, devemos agradecer a Glauber.
As projeções cinematográficas passaram por várias fases, e cada uma, dentro do seu tempo teve o reconhecimento que deveria ter tido. E lembramos com saudades, e com orgulho patriota, aqueles que foram e continuam sendo, parte da nossa memória. Vamos celebrar, num ritmo carnavalesco, Charles Chaplin de paletó, chapéu e bigodinho, relembrar Carmen Miranda que mostrava em suas vestimentas, todo o clima tropical, homenagear Glauber com fantasias do nordeste, mostrando ao mundo, que o Cinema Novo  continua sendo o retrato fiel da história do país.

Mais uma tentativa de crônica...como diz o dito popular "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"...vou tentando, no gerúndio mesmo, uma hora chego lá... 

2 comentários:

  1. Eu como bom empreendedor acho que um nicho morreu e se for assim eu investiria em adornos de Carmem Miranda e ganharia uma grana! #ficadica - quanto ao cinema o que entendo é sobre essas grandes produções e sobre esses grandes artistas... Vi ontem "Os Agentes do destino" e achei o máximo... O amor é eterno e por mais que o mundo gire nada apaga esse sentimento... #ficadica também!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir